Raridade britânica, bicicleta do século passado é o xodó de Sérgio
Terceiro dono da bike precisou esperar por seis meses até restauração ser finalizada
Totalmente funcional, a bicicleta britânica da marca Hércules chama atenção com a união entre o design antigo e brilho das peças. Xodó do engenheiro Sérgio Serra, a bike é do século passado e passou por uma restauração longa até poder passear pelas ruas de Campo Grande.
Apaixonado por ciclismo, Sérgio conta que o modelo foi encontrado por ele durante o início da pandemia de covid-19. “Eu estava em casa sem poder sair e comecei a mexer em algumas coisas. Olhando lojas de usados na Internet, encontrei essa bicicleta e quis ela logo de cara”.
Apesar de, na época, o modelo ainda funcionar, as marcas do tempo já haviam retirado parte da beleza da bicicleta. Conversando com o antigo dono, o engenheiro descobriu que havia motivo para o desgaste, uma vez que a bike era do século passado.
“Eu tenho registro dela até mais ou menos 1930, mas não tenho certeza se foi feita antes disso. O antigo dono me contou que ela veio para o Brasil com um japonês e ficou com ele até a morte, depois esse outro proprietário ganhou a bicicleta”, comenta Sérgio.
Sabendo que precisaria destinar bons cuidados com o modelo, o engenheiro deu início à etapa de restauração logo que comprou o meio de transporte. O problema é que por ser algo tão específico, os profissionais encontrados eram todos de fora do Mato Grosso do Sul.
Depois de muito pesquisar, um restaurador do interior de São Paulo, Gleidson Morais, foi o escolhido por Sérgio. E, se não fosse pelo carinho que já havia construído com a bike, muita gente não teria empregado a dedicação do engenheiro.
Isso porque a bicicleta precisou ser desmontada para chegar ao restaurador e, por lá, ficou durante cerca de seis meses. “Procurei ajuda para ver como mandar e consegui. Ele precisou adicionar alguns itens que são réplicas do mesmo modelo, mas em sua maioria ela é original mesmo”.
Desde o símbolo da marca até detalhes escritos na estrutura, tudo foi refeito para garantir que a bike se parecesse com o modo que foi feito em meados de 1900. E, quando finalmente o processo de restauração estava pronto, a novela continuou.
“Precisei ir buscar pessoalmente porque não tinha como mandar ela desmontada. Meu filho pegou um furgão e fez parte do caminho, depois precisei pagar uma diária para um motorista fazer o restante, mas chegou”, comenta Sérgio.
Hoje, com a bicicleta completa, ele conta que não se arrepende do processo e consegue passear com o modelo aos finais de semana. E, com o brilho garantido, não há quem passe por ele sem ficar curioso com a história de como conseguiu uma Hércules do século passado tão conservada.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: