Revolução fez mãe trazer cabeça de filho no colo para Campo Grande
Família morava na região da Rua Barão de Melgaço, entre a Padre João Crippa e José Antônio
Em 1906, uma família que morava na região da Rua Barão de Melgaço, entre a Padre João Crippa e José Antônio, protagonizou uma história cruel. Envolvido na revolução Totó Paes, Teófilo, filho de Guilhermina Cardoso e Flausino Freitas, teve a cabeça trazida pela mãe até Campo Grande em seu colo.
De forma resumida, essa revolução é vista como um dos marcos mais controversos da história política do então Mato Grosso. Na época, o governador Antonio Paes de Barros, o Totó Paes, se afastou de seus aliados, ficou em meio a uma rebelião no Estado todo e acabou sendo assassinado após perder o Governo.
Contada por Paulo Coelho Machado, a narrativa de como Campo Grande se vinculou à revolução veio através da família de Guilhermina e Flausino.
Na época, o filho Teófilo foi assassinado na chamada Fazenda Lagoinha e, sem ser resgatado, seu corpo entrou em decomposição. Quando ficou sabendo, Guilhermina é quem foi buscar os restos do homem.
De acordo com o relato, ela estava em uma carreta já velha e retornou para casa com a cabeça de Teófilo no colo. Tomada por raiva e luto, a mãe teria feito todo o percurso de volta jurando que iria se vingar.
Assim que conseguiu sepultar os restos mortais, ela realmente começou o plano de vingança para encontrar quem havia matado o homem.
Mantendo as buscas ativas, conseguiu identificar quatro homens e matar cada um deles.
“Após a morte do último, vestiu-se completamente de vermelho e saiu de casa em casa da velha Rua 26 de Agosto a anunciar o feito, sempre agradecendo a Deus pela oportunidade da promessa cumprida”, completou Machado sobre a história sangrenta.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.