ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Site feito por quem vive o skate é canal de comunicação para quem gosta da cena

Aline Araújo | 28/03/2015 07:34
De skatistas para quem gosta do assunto. (Foto: Reprodução)
De skatistas para quem gosta do assunto. (Foto: Reprodução)

A cultura de rua é feita por uma identidade própria, o skate é um exemplo disso. Muito mais que um esporte, ele é um estilo de vida de uma comunidade que tem afinidades em comum. Para criar um canal de comunicação e mostrar o que está rolando na cena, surgiu o Skate Web Pantanal. Um site que agrega conteúdo para quem gosta de assuntos ligados a cultura do skate.

Um vocabulário próprio e o modo de se vestir: das camisetas ao tênis que deixa fácil identificar quem pertence a essa “comunidade”, termo sugerido pelo skatista Pedro Henrique Subtil Santos, de 25 anos, conhecido como "Iti". Hoje skatista profissional, ele vive o skate desde 1998.

O site é colaborativo e conta com o apoio dos amigos. Na foto Pedro Iti, Marcelo e Fabio (Foto Diogo Ribeiro)
O site é colaborativo e conta com o apoio dos amigos. Na foto Pedro Iti, Marcelo e Fabio (Foto Diogo Ribeiro)

“O skate é uma comunidade, em qualquer lugar que você vá vai ter ter uma conexão dessa cultura”, comenta. Ele é um dos responsáveis por organizar e produzir conteúdo para o site que é colaborativo e conta com o apoio de muita gente que curte e faz algo para movimentar as iniciativas ligadas ao skate.

Com um design bonito e de fácil compreensão, o site é produzido por skatistas para a galera que gosta do assunto, não só relacionados ao skate, mas também à cultura de rua. O site começou em 2011 quando o skatista e webdesigner Fabio Castro resolveu divulgar tudo que estava acontecendo no universo do Skate, tanto no Estado, como um panorama de outros lugares.

Por conta de compromissos profissionais, ele resolveu dividir a tarefa de cuidar do portal com outros amigos. Foi quando Diogo Ribeiro, que estava terminando o curso de Publicidade de Propaganda, resolveu estudar e dar um "up" no site, utilizando ele como plataforma para o seu projeto de conclusão de curso.

Para o lançamento do site até um evento foi realizado no Parque das Nações Indígenas com a participação de muitos skatistas. De lá para cá o site ganhou outros parceiros, além de Pedro, Marcelo Mattioli Rizzi, de 28 anos, também começou a contribuir.

"Depois que o site engrenou a gente conta sempre com a colaboração dos amigos para fornecer conteúdo. Além de ser um local para compartilhar as fotos, vídeos e o que a gente está fazendo", conta Marcelo.

Além de divulgar e incentivar, o site também realiza alguns eventos. (Foto Diogo Ribeiro)
Além de divulgar e incentivar, o site também realiza alguns eventos. (Foto Diogo Ribeiro)

Dividido em quadros, o site ganha conteúdo a medida em que as coisas vão acontecendo, mas a atualização é regular e toda semana tem novidade. Desde que está em funcionamento, alguns eventos foram organizados pelo site, um deles foi o Batalha no Pier, uma competição com cara de brincadeira para valorizar o espote.

O evento todo durou dois meses e acontecia todo domingo, onde skatistas faziam um duelo de manobras. Foram convidados 16 amadores do esporte e duas vagas eram abertas para quem quisesse disputar. Assim, a cada domingo duas batalhas de manobras aconteciam, até sair um vencedor.

Esse é só um exemplo, no site alguns posts mostram iniciativas do interior, projetos com crianças e movimentos culturais que integram a arte de rua, como grafite e o hip-hop. O canal se tornou um meio de comunicação personalizado e uma ponte com informações para abastecer a comunidade envolvida com o skate.

“A ideia do site é passar uma mensagem verdadeira do skate. Das pessoas que vivem isso e valorizar quem pertence a tudo isso”, comentou Pedro.

Batalha no Pier, um dos eventos que o site esteve envolvido. (Foto Diogo Ribeiro)
Batalha no Pier, um dos eventos que o site esteve envolvido. (Foto Diogo Ribeiro)
Nos siga no Google Notícias