Após recall na Europa, sorvetes da Häagen-Dazs são recolhidos no Brasil
Recolhimento preventivo foi anunciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Após vários produtos da Häagen-Dazs serem recolhidos na União Europeia, o recall preventivo também chegou ao Brasil para lotes de sorvetes de massa e picolés. Anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a retirada foi causada pela existência de uma substância que pode ser tóxica.
Especificamente para uma lista de sorvetes com validade entre 16/05/2023 e 29/06/2023, a retirada foi adotada após a empresa responsável pela marca, General Mills, identificar traços de 2-cloroetanol. Essa substância é gerada durante o processo de extração do aroma de baunilha, conforme o Estadão.
Mais do que recolher os lotes, a Anvisa ainda proibiu a importação, distribuição e comercialização do sorvete. E, sobre os riscos à saúde, a General Mills informou que as consequências da substância são "inconclusivas".
Na listagem dos sorvetes recolhidos estão o pote de sorvete Belgian Chocolate, copinho de sorvete Macadamia Nut Brittle, pote Macadamia Nut Brittle, picolé Vanilla Caramel Almond e picolé Cookies & Cream.
Sobre o 2-cloroetanol, a Anvisa relatou que a substância tem sido encontrada em vários produtos. Apesar de ser relacionado com o uso de óxido de etileno, que pode provocar mutação nas células humanas e câncer, a situação dos sorvetes indicados e recolhidos no Brasil não é esta.
Completando a explicação, a Anvisa ainda destacou que não há evidências que a substância encontrada nos sorvetes tenham propriedades que podem causar câncer ou alterações nas células, além de outros impactos na saúde. Por isso, o recall é preventivo.
Quem já tiver comprado os lotes especificados deve guardar a embalagem e entrar em contato com a General Mill através do 0800 031 0707, de segunda até sexta-feira entre 8h e 12h e 13h às 17h. Outra opção é enviar as informações para sac.haagendazs@genmills.com.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).