ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Consumo

Com 400 mil seguidores, blog prova que nem todo luxo é caro

Informe Publicitário | 11/03/2014 07:00
Há três anos, as primas Raquel Araújo, de 38 anos e Carmen Juliana, de 29 anos, estrearam o blog “Palpite de Luxo”. (Fotos: Marcos Ermínio)
Há três anos, as primas Raquel Araújo, de 38 anos e Carmen Juliana, de 29 anos, estrearam o blog “Palpite de Luxo”. (Fotos: Marcos Ermínio)

Moda, beleza e gastronomia que se encontra em Campo Grande. Palpites de luxo não pelo preço e sim pelo valor de achar algo bacana sendo vendido nas vitrines do mercado regional. Há três anos, as primas Raquel Araújo, de 38 anos e Carmen Juliana, de 29 anos, estrearam o blog “Palpite de Luxo” com o intuito de mostrar as novidades das lojas da Capital.

Raquel é economista e Carmen jornalista. A ideia do blog veio de Raquel que depois de uma década trabalhando no mercado de joalherias, passou a observar o comportamento sul-mato-grossense. “E é diferente dos consumidores em nível Brasil. Aqui, já olham, acha que é caro e pronto. Prefere comprar joias de quem vende em casa, que às vezes sai até mais caro e não sabe a procedência do que na loja”, exemplifica.

Analisando esse hábito e a falta de um blog que fosse além do “look do dia”, Raquel propôs à Carmen que abrissem uma página para mostrar o que há dentro das lojas, as novidades e assim, trazer facilidade para a vida das pessoas.

“Passamos a fazer interface entre lojista e leitor e não só focado em moda, mas gastronomia, viagem, beleza. Tudo que é um palpite, ele serve para facilitar a vida das pessoas, sempre trazendo novidades”, explica Raquel.

As primeiras palavras sobre o blog já foram trocadas por texto. À época, a jornalista Carmen Juliana morava em Londres. “Mandei uma mensagem e ela adorou a ideia, super aceitou e a gente começou a se reunir, em busca dos nomes”, descreve, até nascer do “Palpite de Luxo”.

Consumidoras do comércio de Campo Grande, elas vieram para mostrar as novidades das lojas da Capital.
Consumidoras do comércio de Campo Grande, elas vieram para mostrar as novidades das lojas da Capital.

“O que não quer dizer que são palpites caros. Significa qualidade, um palpite que seja bacana e legal é um luxo”, define Raquel. Ela já emenda mostrando a simplicidade de quem se propôs, junto à Carmen a fazer conteúdo de qualidade com sugestões que cabem no bolso. “Nem tudo que é luxo, é caro a gente vem de família simples, aquilo de postar o look do dia, isso não condiz com o nosso estilo de vida, não é a nossa vibe, não tem a nossa realidade”, enfatiza.

Raquel assume que é boa para falar e uma negação para escrever. Por isso ela fica com a parte comercial e Carmen o texto. Enquanto uma atende aos clientes, faz as fotos, a produção e os editoriais de moda, a outra se dedica a pesquisar sobre marketing digital e o que está bombando no mundo virtual.

Carmen Juliana já tem quase 10 anos de formada e experiência em televisão, rádio, assessoria de imprensa, jornal impresso e nos últimos três anos, o foco foi comunicação pela internet. Responsável também pelas redes sociais, o que surge de novo, ela cria um perfil para o Palpite. “Sempre é uma terceira pessoa. Tem a Carmen, a Raquel e o Palpite”, comenta.

Hoje a Fan Page tem mais de 433 mil seguidores e assim como o blog, apresenta desde o início uma proposta comercial, mas com foco nas coisas reais e acessíveis. “A gente consome o comércio de Campo Grande, como as pessoas vão ver algo, desejar e não podem ou não tem onde comprar? Como o blog é muito real, as pessoas se identificam”, ressalta Carmen.

E se engana quem pensa que os post são voltados apenas ao público feminino. Com categorias desde moda, beleza, até onde ir, decoração e eventos, cada dia uma publicação traz surpresas. Com a exceção de datas comemorativas, o blog é alimentado uma vez por dia, mas com texto e fotos que valem por muitas postagens.

“Gosto de contextualizar, então eu pesquiso e ao mesmo tempo, tento fazer um texto informal, que as pessoas gostem de ler como se estivesse conversando, mas sempre dando conteúdo. A intenção do blog é ensinar através dos nossos posts”, explica a jornalista. Tanto é que cada publicação vem acompanhada de, no mínimo, 15 fotos. Formato que foi planejado e nasceu já com essa forma.

Look vencedor do concurso M.Officer. Foram quatro meses de disputa e cinco etapas para chegar ao final.
Look vencedor do concurso M.Officer. Foram quatro meses de disputa e cinco etapas para chegar ao final.

Em 2013, o Palpite de Luxo teve um desafio lançado: o de montar um look na seção de roupas do Carrefour, com R$ 150. No fim, foram duas opções. “A proposta era possível, de fazer boas escolhas para um look com este valor. O que importa é o bom gosto e acabar com o preconceito de que o barato é feio. Você pegar o caro em transformar no belo, é fácil. Difícil é pegar o barato, porque as pessoas têm preconceito”, comenta Raquel.

Case de sucesso – Pelo formato e conteúdo, o blog de Campo Grande é considerado case de sucesso em todo País. Único representante do Centro-Oeste em um concurso nacional da M.Officer, o Palpite levou o primeiro lugar com o look da Raquel Araújo.

A competição, lançada em julho seguiu até novembro. Teve cinco etapas, a cada mês, uma finalista era escolhida finalista com o melhor look. Convidada pela marca para ser ser a blogueira divulgadora e embaixadora do concurso em Campo Grande, Raquel e o Palpite concorreram com mais de 500 meninas desde o início da competição. E para a reta final do concurso, finalizado em janeiro deste ano, as blogueiras não se negaram a pedir o voto do público. No final, foram eleitas. “Era voto do público e de produtores de moda, fomos marcando as pessoas, fazendo banners, pedindo votos. Foi o reconhecimento do nosso trabalho e a expansão do nome do blog de Mato Grosso do Sul”, afirmam as duas.

Ano passado também foi a vez de Raquel e Carmen Juliana assinarem uma linha exclusiva da Uzinga, com presentes para o Natal de nécessaire até luva de forno e caneca, elas devem voltar com novos produtos para o Dia das Mães.

O Palpite de Luxo, em três anos, se consolidou. Apesar da proposta comercial, as blogueiras prezam pelo respeito ao leitor, acima de tudo. Não fazem contrato de exclusividade com marcas e só vendem aquilo que comprariam.

“Respeito muito o leitor, se começa a ficar com cliente fixo, fica uma coisa repetitiva e não faço matéria que não gosto por dinheiro nenhum. Não vendo o que eu não compraria. A gente não precisa disso. Se é uma informação e um produto legal, a gente coloca para o leitor, temos esse comprometimento”, destaca Raquel.

E na quebra do paradigma de que o luxo é caro, o blog www.palpitedeluxo.com.br mostra que tem muita opção bacana em Campo Grande. “Palpite é cultura, informação, aprendizado”, finaliza Carmen. No Facebook, o Palpite de Luxo está na Fan Page https://www.facebook.com/palpitedeluxo.

Raquel Araújo e Carmen Juliana: o respeito aos leitores faz com que blog só veicule o que elas comprariam.
Raquel Araújo e Carmen Juliana: o respeito aos leitores faz com que blog só veicule o que elas comprariam.
Nos siga no Google Notícias