Com 400 mil seguidores, blog prova que nem todo luxo é caro
Moda, beleza e gastronomia que se encontra em Campo Grande. Palpites de luxo não pelo preço e sim pelo valor de achar algo bacana sendo vendido nas vitrines do mercado regional. Há três anos, as primas Raquel Araújo, de 38 anos e Carmen Juliana, de 29 anos, estrearam o blog “Palpite de Luxo” com o intuito de mostrar as novidades das lojas da Capital.
Raquel é economista e Carmen jornalista. A ideia do blog veio de Raquel que depois de uma década trabalhando no mercado de joalherias, passou a observar o comportamento sul-mato-grossense. “E é diferente dos consumidores em nível Brasil. Aqui, já olham, acha que é caro e pronto. Prefere comprar joias de quem vende em casa, que às vezes sai até mais caro e não sabe a procedência do que na loja”, exemplifica.
Analisando esse hábito e a falta de um blog que fosse além do “look do dia”, Raquel propôs à Carmen que abrissem uma página para mostrar o que há dentro das lojas, as novidades e assim, trazer facilidade para a vida das pessoas.
“Passamos a fazer interface entre lojista e leitor e não só focado em moda, mas gastronomia, viagem, beleza. Tudo que é um palpite, ele serve para facilitar a vida das pessoas, sempre trazendo novidades”, explica Raquel.
As primeiras palavras sobre o blog já foram trocadas por texto. À época, a jornalista Carmen Juliana morava em Londres. “Mandei uma mensagem e ela adorou a ideia, super aceitou e a gente começou a se reunir, em busca dos nomes”, descreve, até nascer do “Palpite de Luxo”.
“O que não quer dizer que são palpites caros. Significa qualidade, um palpite que seja bacana e legal é um luxo”, define Raquel. Ela já emenda mostrando a simplicidade de quem se propôs, junto à Carmen a fazer conteúdo de qualidade com sugestões que cabem no bolso. “Nem tudo que é luxo, é caro a gente vem de família simples, aquilo de postar o look do dia, isso não condiz com o nosso estilo de vida, não é a nossa vibe, não tem a nossa realidade”, enfatiza.
Raquel assume que é boa para falar e uma negação para escrever. Por isso ela fica com a parte comercial e Carmen o texto. Enquanto uma atende aos clientes, faz as fotos, a produção e os editoriais de moda, a outra se dedica a pesquisar sobre marketing digital e o que está bombando no mundo virtual.
Carmen Juliana já tem quase 10 anos de formada e experiência em televisão, rádio, assessoria de imprensa, jornal impresso e nos últimos três anos, o foco foi comunicação pela internet. Responsável também pelas redes sociais, o que surge de novo, ela cria um perfil para o Palpite. “Sempre é uma terceira pessoa. Tem a Carmen, a Raquel e o Palpite”, comenta.
Hoje a Fan Page tem mais de 433 mil seguidores e assim como o blog, apresenta desde o início uma proposta comercial, mas com foco nas coisas reais e acessíveis. “A gente consome o comércio de Campo Grande, como as pessoas vão ver algo, desejar e não podem ou não tem onde comprar? Como o blog é muito real, as pessoas se identificam”, ressalta Carmen.
E se engana quem pensa que os post são voltados apenas ao público feminino. Com categorias desde moda, beleza, até onde ir, decoração e eventos, cada dia uma publicação traz surpresas. Com a exceção de datas comemorativas, o blog é alimentado uma vez por dia, mas com texto e fotos que valem por muitas postagens.
“Gosto de contextualizar, então eu pesquiso e ao mesmo tempo, tento fazer um texto informal, que as pessoas gostem de ler como se estivesse conversando, mas sempre dando conteúdo. A intenção do blog é ensinar através dos nossos posts”, explica a jornalista. Tanto é que cada publicação vem acompanhada de, no mínimo, 15 fotos. Formato que foi planejado e nasceu já com essa forma.
Em 2013, o Palpite de Luxo teve um desafio lançado: o de montar um look na seção de roupas do Carrefour, com R$ 150. No fim, foram duas opções. “A proposta era possível, de fazer boas escolhas para um look com este valor. O que importa é o bom gosto e acabar com o preconceito de que o barato é feio. Você pegar o caro em transformar no belo, é fácil. Difícil é pegar o barato, porque as pessoas têm preconceito”, comenta Raquel.
Case de sucesso – Pelo formato e conteúdo, o blog de Campo Grande é considerado case de sucesso em todo País. Único representante do Centro-Oeste em um concurso nacional da M.Officer, o Palpite levou o primeiro lugar com o look da Raquel Araújo.
A competição, lançada em julho seguiu até novembro. Teve cinco etapas, a cada mês, uma finalista era escolhida finalista com o melhor look. Convidada pela marca para ser ser a blogueira divulgadora e embaixadora do concurso em Campo Grande, Raquel e o Palpite concorreram com mais de 500 meninas desde o início da competição. E para a reta final do concurso, finalizado em janeiro deste ano, as blogueiras não se negaram a pedir o voto do público. No final, foram eleitas. “Era voto do público e de produtores de moda, fomos marcando as pessoas, fazendo banners, pedindo votos. Foi o reconhecimento do nosso trabalho e a expansão do nome do blog de Mato Grosso do Sul”, afirmam as duas.
Ano passado também foi a vez de Raquel e Carmen Juliana assinarem uma linha exclusiva da Uzinga, com presentes para o Natal de nécessaire até luva de forno e caneca, elas devem voltar com novos produtos para o Dia das Mães.
O Palpite de Luxo, em três anos, se consolidou. Apesar da proposta comercial, as blogueiras prezam pelo respeito ao leitor, acima de tudo. Não fazem contrato de exclusividade com marcas e só vendem aquilo que comprariam.
“Respeito muito o leitor, se começa a ficar com cliente fixo, fica uma coisa repetitiva e não faço matéria que não gosto por dinheiro nenhum. Não vendo o que eu não compraria. A gente não precisa disso. Se é uma informação e um produto legal, a gente coloca para o leitor, temos esse comprometimento”, destaca Raquel.
E na quebra do paradigma de que o luxo é caro, o blog www.palpitedeluxo.com.br mostra que tem muita opção bacana em Campo Grande. “Palpite é cultura, informação, aprendizado”, finaliza Carmen. No Facebook, o Palpite de Luxo está na Fan Page https://www.facebook.com/palpitedeluxo.