Contra golpes na folia, jeito é levar a boa e velha nota de "deizão"
Recomendação é evitar o uso de celulares, aplicativos e cartões com pagamento por aproximação
O Carnaval está batendo na porta, após dois anos sem folia por conta da pandemia. Neste momento, uma multidão de pessoas toma conta das ruas, atrás de blocos e cordões para aproveitar a festa. O período também é propício para criminosos se aproveitarem dos momentos de ‘vacilo’ de quem está na festa.
Por isso, a Polícia Civil apresenta uma série de recomendações para não ter dor de cabeça durante as festas carnavalescas. Dentre elas está o pedido para não sair com objetos de valor, como joias, relógios e celulares. “Tenha apenas o documento de identidade, o cartão do plano de saúde e dinheiro para pequenos gastos”, explicou a nota oficial.
É recomendado levar o mínimo de objetos possíveis. O uso de pochetes e doleiras que ficam à frente do corpo facilita muito a segurança durante as festividades. Se puder, não leve o celular e se levar, retire todos os aplicativos de acesso a contas bancárias. Evite fazer transações bancárias pelo aparelho, que deve sempre ter um rastreador. Além disso, apague qualquer documento ou arquivo que faça menção a senhas bancárias.
Outra ideia é sair em grupo com apenas uma pessoa utilizando o aparelho, para uso compartilhado. Evite mexer no telefone no meio do bloco. Se possível procure um estabelecimento seguro para poder usar o aparelho.
Há ainda quem adote a estratégia de levar apenas com um aparelho velho, usado para ligações e troca de mensagens, sem aplicativos e demais funcionalidades. Em caso de perda, furto ou roubo, neste caso o prejuízo é menor.
Para evitar assaltos em terminais de autoatendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará e saque antes do Carnaval. Se gastar mais do que previa e tiver de ir a um terminal de autoatendimento, não o faça à noite. E utilize locais seguros, como hipermercados.
A regra unânime das autoridades é evitar o uso de cartões bancários. Com a facilidade de criminosos para aplicar golpes é preciso desabilitar o pagamento por aproximação. Bandidos aproveitam a facilidade para conseguir fazer furtos desta forma. Além disso, há a prática de troca de cartões iguais no momento da compra de produtos. Por isso é importante marcar o cartão pessoal com algum adesivo, que fique fácil a identificação.
Para os pais que levarão seus filhos em matinês, adotem um ponto de encontro para facilitar as saídas. Em matinês com muitas crianças, coloque um cartão com seu nome e telefone para localizá-lo caso haja algum desencontro. “Fique sempre de olho em seus filhos. Não perca as crianças de vista!”.
Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Marque sempre um ponto de encontro com os amigos. "Às vezes não se ouve o celular em meio à folia e aí você se perde. Mulheres são muito visadas, por isso, evitem sair sozinhas".
Para quem for a pé para os locais das festas, ande sempre em grupo e fique atento. Caminhe no centro da calçada, no sentido contrário ao do trânsito, assim você consegue perceber qualquer aproximação de veículo suspeito.
Se for de carro para a folia, atente-se aos movimentos suspeitos nas proximidades e, principalmente, da ameaça de acidentes causados por excesso de bebida. Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa. Também é orientado a não estacionar o carro em locais isolados ou mal iluminados. Prefira sempre os estacionamentos pagos.
Se for pegar a estrada, faça uma revisão completa para verificar as condições do veículo. Na estrada, deve-se dirigir com segurança: use sempre o cinto, respeite o limite de velocidade, a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.
Ao chegar ao local da festa, identifique as saídas de emergência. Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir. E se algo der errado, é importante registrar um boletim de ocorrência. Se perder o celular, a operadora de telefonia, assim como os bancos, devem ser acionados imediatamente para evitar que os criminosos realizem transações.