Depois de fazer os próprios sapatos, ela personaliza os pés de outras noivas
Desde o dia em que começou a pensar em seu casamento, Aline Godoy, de 25 anos, decidiu que ela mesma faria os sapatos para entrar na igreja. Com muitas pérolas e strass, a noiva transformou um par comum em algo especial. Deu tão certo, que um mês depois a irmã também se casou com um modelo artesanal.
A partir daí, uma amiga começou a comentar com a outra e a vontade de ser diferente virou fonte de renda. Hoje, Aline e a mãe abastecem de artesanato a “Fricotes de Noiva”, empresa que faz de tudo em lembrancinhas e acessórios.
Há muitos anos a mãe é artesã e desde a adolescência Aline colabora com o trabalho. Por conta dos casamentos das duas filhas, uma em janeiro e a outra em fevereiro deste ano, a família passou a pesquisar peças para as noivas.
As fotos das clientes já atendidas fazem sucesso nas redes sociais e as encomendas começam a surgir. “Tenho uma noiva que vai casar em Veneza e já encomendou sapato da gente”, cita Aline.
O serviço não inclui o sapato, apenas a personalização, com valores que vão de R$ 100,00 a R$ 250,00, dependendo da quantidade de pedras usadas e do tempo necessário para a produção. Até o salto pode ser revestido ou apenas um detalhe é suficiente, no calcanhar ou nas tiras de uma sandália.
"Tem noivas que já aparecem com a ideia do que querem. Outras a gente sugere. Tem uma que quer o sapato vermelho, por exemplo, para dar uma cor à cerimônia”, conta Aline.
A única recomendação, por questões óbvias, é escolher um modelo confortável. “Eu gostaria de oferecer o par de sapatos também, mas isso é muito particular. A noiva tem de escolher, experimentar, ver se é confortável, antes de personalizar”, explica.
Como, geralmente, o vestido cobre os pés e a noiva não fica com o mesmo sapato a noite toda, as peças artesanalmente confeccionadas são um luxo para as fotos. “Os fotógrafos ficam loucos quando olham os nossos sapatos. Dá para fazer um monte de fotos diferentes exibindo eles”, diz Aline.