Desfile virtual mostra coleção de MS com roupas inspiradas na dança
Parte das vendas das peças serão revertidas em alimentos que serão doados às famílias carentes
Com a proposta de roupas que dançam, o coreógrafo e estilista Edson Clair lança sua nova coleção de roupas com um desfile gravado em vídeo e disponibilizado para todos na internet.
Reconhecido no cenário cultural pela moda e dança, o coreógrafo apresentará sua grife "FNK" – por meio do projeto “Fashion Dance Phigital".
O nome da coleção faz referência as duas linguagens utilizadas no projeto: o plano físico (Physical em inglês) e o digital. Uma referência ao desfile da nova colação que, embora tenha reunido modelos na passarela, foi viabilizado ao público em formato de vídeo. É na internet que as pessoas poderão conferir e comprar as criações do estilista.
O vídeo é o primeiro episódio do projeto que prevê ainda outros dois. O segundo trará cenas dos ensaios e o terceiro com entrevistas dos artistas, modelos e bailarinos, envolvidos no trabalho.
O desfile através do audiovisual foi a alternativa encontrada pelo artista para apresentar o trabalho em plena pandemia. “O projeto reúne as coisas que mais amo: a dança e a moda. Daí a proposta de roupas que dançam, ou melhor, que convidam as pessoas a se movimentarem”, destaca Clair.
Tanto que a nova coleção pode ser comparada com um convite à dança. “Em ambas as situações você precisa se permitir, dizer sim para vivenciar. O Fashion Dance Phigital faz esse chamado ao público para as peças, porque são vestimentas que prezam o movimento sem abandonar a versatilidade de uso para as mais diferentes ocasiões e ambientes”.
Uma liberdade que vem do estilo “street wear” - moda e cultura urbana - na qual Clair busca a inspiração ainda na fase dos croquis.
“A FNK surgiu para atender uma demanda do público [bailarinos] que não encontrava, na cidade, peças fluídas para conciliar a dança com o dia a dia. Agora, a ideia é ser mais abrangente, mostrando pelo desfile que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode usar e combinar as peças com alguma outra mais formal do guarda-roupa. Vai da criatividade”.
O desfile traz modelos de diferentes perfis na passarela, com ênfase também no colorido dos tecidos. "O projeto é uma forma de reagir a tudo o que a sociedade está vivendo na pandemia. A cartela de cores vem para nos tirar do cinza. Já os modelos são jovens, crianças, idosos, negros, brancos, japoneses, enfim, pessoas de diferentes perfis para indicar que a moda é atitude, expressão".
Vale destacar que parte das vendas das peças serão revertidas em mantimentos que serão entregues às famílias na comunidade.
Para conferir a coleção, basta acessar o Instagram @espacofnk ou o canal Edson Clair no Youtube. E para comprar uma das peças basta mandar mensagens na rede social.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.