Enfeites de madeira salvaram Ivone da depressão após o câncer
Trabalhar com o artesanato foi a maneira que a servidora pública encontrou de enfrentar a doença
Madeira, pedrarias e miçangas se transformam em arte pelas mãos da servidora pública Ivone Maria Botega, 47 anos. O artesanato foi a maneira que ela encontrou de vencer a depressão, ocupar o tempo livre e fazer uma renda extra.
A servidora pública conta que há três anos atrás foi diagnosticada com câncer e precisou se afastar do serviço. Após o diagnóstico, precisou lidar com a depressão. "Estava me sentindo muito sozinha, chegava em casa e só ficava na televisão. [O artesanato], além de me ajudar na parte financeira e psicológica, ajuda a passar o tempo".
Durante licença médica, a servidora pública conta que pintava quadros para passar o tempo, mas foi nos fios de rami e nas imagens santas em madeira que encontrou a arte que a salvou de adoecer psicologicamente. “Me ajuda porque me distrai a cabeça, é terapêutico pra mim”.
Ivone gosta de trabalhar com temas religiosos, e o trabalho mais especial que ela fez até o momento foi um terço todo trabalhado em pedrarias com a imagem do espírito santo em madeira pintado à mão. "A noiva ficou tão feliz que mostrou pra todo mundo. Quando a cliente falou que a noiva ficou encantada, fiquei muito feliz, é satisfatório".
Ivone produz colares de mesa, terços de mesa e enfeites de porta. Com a chegada das festividades do final do ano, agora investe também em enfeites de porta de natal.
Os produtos são feitos de madeira, fios de rami, pedrarias e miçangas. Para as peças de madeira, Ivone explica que faz o acabamento com verniz marítimo, o que permite que as peças possam ser utilizadas em ambientes externos sem serem danificadas.
Ivone trabalha com peças à pronta entrega e com peças personalizadas feitas sob encomenda. Para conhecer o trabalho dela e entrar em contato, basta acessar o perfil no Instagram @ibartesanatos
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.