Gabriela transforma a vida das pessoas com horta e 'Muda Amiga'
Ela lançou o projeto no qual destina mudas de plantas às instituições que atuam pela causa humana ou animal
Gabriela Ribeiro, de 41 anos, foi instruída desde cedo sobre a potencialidade das plantas. Com as avós, ela adquiriu o conhecimento que através do projeto Pé de Horta passa para outras pessoas há mais de 1 ano. Muito além de um curso para quem deseja aprender, a iniciativa visa colaborar com instituições.
Para ajudar outros projetos sociais da causa animal ou humana, Gabriela começou a destinar parte das mudas que cultiva. O intuito é que mensalmente uma diferente seja contemplada com as mudas que vão de coentro a cebolinha. Neste mês, a MS Tampinhas foi a selecionada.
Ao Lado B, Gabriela comenta o motivo de ter criado o projeto, que agora colabora com outras causas sociais por meio do 'Muda Amiga'. Segundo ela, a iniciativa tem como principal pilar a sustentabilidade e a solidariedade. O primeiro aspecto se deve, pois as mudas são organizadas em garrafas PET.
“Às vezes não temos dinheiro para doar e a Muda Amiga é um produto que vai ajudar várias instituições. Nós fazemos a nossa parte doando as mudas, compramos as Pet’s que são higienizadas e preparadas para o plantio de uma família que trabalha com artesanato e reciclagem. Plantamos as mudas e convidamos todos a ajudarem com a compra das mudas”, explica a idealizadora.
Nos últimos anos, ela comenta que organizou os itens recicláveis que são essenciais para a execução do Muda Amiga. “Demorou dois anos, pois todos os nossos produtos são de materiais reutilizados. Nossos vasos são de lona de banner que são tirados praticamente do lixo e são costurados para o plantio. A demora foi para conseguir reestruturar todos esses produtos para conseguir então dedicar forças para esse projeto”, afirma.
Por meio do Pé de Horta, Gabriela também se vê realizada profissionalmente. O empreendimento, conforme ela, é resultado de um processo que começou na infância. Com a família, ela descobriu tudo que sabe sobre plantio, mudas e seus cuidados.
“Aprendi com a minha vó, minha mãe, e aí sempre que eu pensava em realizar esse sonho de ter o meu próprio negócio nunca sabia o que faria. Até que voltei para mim e resolvi investir no que mais gosto de fazer, que é cuidar das plantas. Tenho plantas em casa que são mudas de plantas das minhas avós e isso sempre foi presente na minha vida”, destaca.
Ensinando, ela conta que consegue mostrar às pessoas que é possível garantir o próprio alimento. “É incrível o quanto eu posso ensinar para as pessoas como a natureza é abundante, o quanto é possível produzir o próprio alimento em casa sem venenos. O cultivo de plantas é terapia para a alma, é aprender a respeitar os processos da vida e é possível para todos até para quem não tem quintal com terra”, ressalta.
Além da doação de mudas e o curso, Gabriela tem à disposição uma vasta horta com mudas para vender. Independente do tipo, o valor de cada uma sai R$ 15. Por meio do Instagram, ela costuma esclarecer dúvidas sobre o cuidado delas para aqueles que não tem experiência no assunto.
“Por isso a definição pra mim é que o Pé de Horta é a possibilidade de fazer dessa atividade meu sustento e meu propósito de ajudar nem que seja minimamente com a natureza que é fonte da nossa existência”, conclui.
Quem quiser conhecer o trabalho dela e a iniciativa Muda Amiga, o perfil no Instagram é @pedehortacg
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).