Há 23 anos, Victor restaura herança familiar e metaliza sapatos de bebês
Na loja da Rua Maracaju, ele realiza o trabalho que vai desde polimento a douração de peças
Na Rua Maracaju, há 23 anos, a loja Alquimidas Prateações restaura relíquias de todos os tipos de material, desde prata a cobre. Administrada pelo químico Victor Santos Amorim, de 50 anos, a loja tem itens com diversas funcionalidades e designers. Além de restaurar, o lugar também faz a metalização de objetos, como sapatos de bebês e escovas de dente.
Natural de São Paulo, o proprietário começou a trabalhar aos 15 anos como ourives. A função, segundo ele, foi aprendida com um conhecido da família. “O amigo do meu pai era ourives, aí, o meu pai perguntou se eu gostaria de aprender a profissão. Então, esse amigo me ensinou”, explica.
Após se mudar para Campo Grande, ele seguiu atuando como ourives, porém surgiu a oportunidade de realizar restaurações. A princípio, Victor relata que a demanda não era grande. “Com o tempo, fomos ficando conhecidos e foram aparecendo vários serviços. Hoje, não fazemos só daqui, mas de todas as regiões do País. Inclusive, até dos Estados Unidos já apareceram”, conta.
Em razão do trabalho, Victor fez cursos e especializações e, através disso, conseguiu expandir os serviços oferecidos. Um deles é a metalização de objetos em prata, bronze ou cobre. Com a ideia de que boas lembranças merecem ser eternizadas, a loja já fez a metalização de uma figura desenhada por uma criança.
Apesar disso, o grande destaque, e item mais comum de passar pelo processo de metalização são os tênis de bebês. O proprietário destaca como é feito o serviço. “Os sapatinhos eu já tinha visto há muito tempo que existia e depois que me tornei químico, aperfeiçoamos esse sistema para fazer. Um sapatinho leva em torno de 15 dias, pois passa por todo processo de modelagem e aí, transformamos o tecido em metal”, explica.
O valor da metalização é cobrado seguindo o padrão de tamanho das peças, por isso, é necessário fazer o orçamento personalizado. Além desse serviço, a equipe de profissionais faz de forma artesanal solda, polimento, prateação, cobreação e douração. Essas duas últimas opções permitem que os clientes transformem a peça desejada em outro material.
Na loja, os visitantes encontram de tudo um pouco e até mesmo itens que não são mais utilizados no cotidiano. É o caso do "morto" ou porta-migalhas, que era usado durante a limpeza de superfícies junto com uma escova e pá.
Jogo de chá inglês, champanheira com alça leão, jogo de taças, jarras, penas decorativas, sopeira, medalhão de parede, bandejas, par de estribos, conjunto jarra e bacia (comilão), castiçal e estátuas são alguns dos demais produtos encontrados no local, que também faz peças sob encomenda.
Na visão de Victor, independente do material, tudo que chega na loja tem um significado e história por trás. "São objetos que vêm de famílias, passam de geração em geração. Às vezes, estavam jogados e alguma filha acha e traz para gente restaurar. Sem contar nos sapatinhos que mães trouxeram e hoje, o filho já é médico", fala.
A Alquimidas Prateações está localizada na Rua Maracaju, 218, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 13h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: