Inspirada na avó, Laiza faz sabonetes com ervas e flores afrodisíacas
Lavanda, canela, calêndula, camomila e cravo são alguns dos itens que ela usa para criar sabonetes e velas
Alecrim, cravo e canela, lavanda, erva doce, calêndula, camomila, argila verde e preta são alguns dos ingredientes que Laiza dos Santos utiliza para criar sabonetes artesanais. Após 1 ano estudando aromaterapia e fitoterapia, ela iniciou a produção que leva o nome de Aguapé Saboaria.
Antes de pesquisar e se interessar pelo assunto, a saboeira relata que desde criança acompanhava de perto a avó fazendo o próprio sabão em casa. “Eu sempre gostei bastante de coisas naturais e minha vó fazia muito sabão quando eu era criança. Era aquela coisa de fazer sabão no quintal e sempre tive isso muito próximo da minha família, eu achava aquilo muito mágico”, conta.
Os sabonetes pequenos custam R$ 15 e os maiores R$ 20, sendo que alguns são feitos com glicerina ou óleo de coco. A empreendedora comenta que cada sabonete é responsável por despertar uma sensação e desempenhar uma função diferente no corpo.
“A fitoenergia estuda a energia das ervas aplicadas tanto para fazer chá, sabonete, porque cada erva tem uma propriedade. Eu trabalho bastante com alecrim que é bactericida antifúngico, tem um sabonete intimo de barbatimão que é cicatrizante e os sabonetes afrodisíacos que são de cravo e canela”, afirma.
Artesanais e livres de origem animal, os sabonetes são só uma parte da produção de Laiza. A saboeira também cria velas aromáticas para massagem corporal com cera de coco, cera de carnaúba, manteiga de cupuaçu, óleos essenciais e alecrim.
Com urucum, menta piperita, lavanda e outros ingredientes semelhantes aos das velas, a saboeira desenvolveu o lip balm, que é um hidratante labial. Para completar, Laiza cita mais um produto para banho. “O chantilly corporal é de manteiga de cupuaçu, óleo de amêndoas doces, coco e lavanda. Ele é para o corpo todo, áreas ressecadas”, explica.
Com o objetivo de ter um negócio que não prejudique o meio ambiente, Laiza abriu mão de sacolas plásticas.“Eu queria um lance mais sustentável possível e minha mãe criou as embalagens dos produtos”, conta.
Outro presente especial são os conjuntos de cartas temáticas que servem de opção para o cliente que quiser decidir pelas cartas qual produto levar. “Esse é um tarô de óleos essenciais, ganhei da minha irmã. Ele tem umas mensagens e fala o óleo que você pode estar usando e tem umas frases do dia”, fala.
Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram é @aguape_saboaria
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).