ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 25º

Consumo

Louca por cogumelos, Bela se inspirou neles para criar incensários

Admiração por eles rendeu coleção versátil e criativa

Jéssica Fernandes | 22/03/2022 06:52
Coleção de incensários é criação única da estudante. (Foto: Arquivo Pessoal)
Coleção de incensários é criação única da estudante. (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante de Jornalismo Bela Reina, de 19 anos, é apaixonada e fascinada por cogumelos. Devido às redes sociais, o interesse dela por esses corpos frutíferos começou há aproximadamente três anos e se transformou em trabalho artístico. Inspirada neles, a jovem cria incensários que se destacam pela beleza, originalidade e a mistura entre as cores.

Antes de desenvolver o trabalho artesanal, Bela pesquisou e consumiu tudo que encontrou sobre os cogumelos. A falta de material publicado em português não a impediu de se tornar uma especialista no assunto, pois até a leitura de artigos e livros em inglês ela encarou.

Ao Lado B, a acadêmica compartilhou um pouquinho sobre a grande admiração que sente por eles. “Se você estudar por trás de tudo, você vai perceber que tem uma história muito legal por trás deles. Os cogumelos são como a internet da natureza, porque eles conectam toda a floresta e isso faz parte daquela conexão entre seres vivos e plantas. Acho muito bonita essa ideia deles serem conectados com tudo”, explica.

Arte é inspirada na espécie Amanita Muscaria. (Foto: Arquivo Pessoal)
Arte é inspirada na espécie Amanita Muscaria. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além da importância que eles desempenham para o equilíbrio do sistema e a natureza, Bela comenta sobre a beleza que os cogumelos apresentam. “Eu acho eles muito bonitos, eles têm muitas espécies diferentes e podem ter vários formatos diferentes. Tem uns que soltam uma seiva preta e parece que está escorrendo tinta. Artisticamente, é lindíssimo", afirma.

Inspirada por essa beleza, ela resolveu criar cogumelos à base da argila. Na época, a jovem precisava de um incensário novo, então, decidiu fazer um para si. “Eu precisava de um segurador de incenso novo, comecei a testar com cerâmica, mas não deu certo. Quebrei uns dez incensários seguidos até tentar o biscuit e dar certo”, diz.

Com o material, Bela teve mais afinidade e facilidade para dar asas à imaginação e produzir os charmosos cogumelos. A mistura de cores e a modelagem seguindo padrões diferentes resultou em um estoque de incensários.

Com formatos e cores diferentes, objetos servem também para decoração. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com formatos e cores diferentes, objetos servem também para decoração. (Foto: Arquivo Pessoal)

Devido ao número de cogumelos que criou, ela percebeu que poderia realizar vendas do produto e ganhar uma renda extra. A estudante comenta que essa ideia só surgiu depois. “Comecei a fazer vários e quando percebi, tinha mais de cinquenta em casa. Eu me divertia muito fazendo e tentando coisas novas, então, não nasceu de uma necessidade de vender”, ressalta.

A versatilidade desses corpos frutíferos é retratada fielmente nos objetos elaborados por ela. Uma das primeiras clientes e fãs desse trabalho foi a irmã da Bela. “Eu vendi até agora só uns 20, mas sem contar as encomendas da minha irmã, porque ela pagou somente 25 centavos do dinheiro dela”, brinca.

Após adquirir habilidade com os incensários, a estudante está praticando outros produtos. “Estou tentando expandir, tô trabalhando agora para fazer porta brinco e porta anel. Estou vendo os formatos, porque alguns brincos são mais longos e outros curtos”, relata.

Esse modelo é intitulado cogumelo “sino” preto e vermelho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Esse modelo é intitulado cogumelo “sino” preto e vermelho. (Foto: Arquivo Pessoal)

O amor pelos cogumelos é tão grande que além de produzir os incensários, Bela também usa acessórios inspirados neles. “Eu vivo usando colares e brincos com cogumelos, faço bordado e gosto muito de comer cogumelos. Eu cozinho, então, incorporo eles nas coisas que faço, como risoto, recheio de massa, espetinhos e no sanduíche”, conta.

No fim da entrevista, a Bela admitiu que o fascínio por eles é algo único e peculiar. “Não é tão comum alguém virar para você e falar: “Eu gosto de fungos, cogumelos, musgo. Não sei por que, mas acho eles as coisas mais fofas e interessantes do mundo. É inusitado, mas achei na internet muita gente que gosta e tem o mesmo interesse que eu”, finaliza.

Se você quiser acompanhar o trabalho dela e encomendar um incensário de cogumelo, a Bela administra uma loja virtual no Instagram. O perfil é @artesanatos.da.bela.

Estudante de Jornalismo é apaixonada por cogumelos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Estudante de Jornalismo é apaixonada por cogumelos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Lado B e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias