Mulheres da fronteira inspiram coleção de vestidos no estilo pin-up
Estilista de Bela Vista criou peças que representam força e liberdade das mulheres com quem viveu
Com cores que remetem a força, saudade e amor, a coleção de primavera verão da estilista Lidiane Lopes, de 38 anos, é inspirada na força das mulheres fronteiriças. A bela-vistense é criadora da marca LidyLo que tem o ‘pin-up’ como referência principal na moda.
Assim como nos lançamentos anteriores, a estilista confeccionou 10 peças para a coleção ‘Mulher da Fronteira’. O estilo que marcou a década de 1950 segue presente nos vestidos rodados e estampados produzidos por Lidiane.
Apesar de agora residir na Capital, ela comenta como as figuras femininas que fizeram parte da sua criação na fronteira continuam sendo fonte de inspiração e admiração.
“Eu produzi essa coleção para fazer uma homenagem às mulheres com quem fui criada na minha cidade, Bela vista, fronteira com o Paraguai. Mulheres fortes, imponentes, donas de si que não levam desaforo pra casa. Uma mulher livre. Essas mulheres me inspiraram a ser quem eu sou hoje”, destaca.
Além das mulheres de Bela Vista, Lidiane também admira outra pessoa que é uma verdadeira musa quando o assunto é a moda dos anos 1950. “Bettie Page, modelo norte-americana considerada a rainha das pin ups é minha inspiração porque ela traz essa mulher poderosa a frente do seu tempo”, afirma.
Em diferentes tons e modelos, as roupas também contam a história da estilista que sente orgulho em ser uma mulher da fronteira. “Usei as cores pra contar a história da LidyLo. O azul e branco remete a saudade, a inocência, as brincadeiras na rua, a criança. O preto vem mostrar a força desta menina e personalidade forte. O rosa traz gentileza, amor e o brilho vem trazer a mulher que busca o reconhecimento”, explica.
A costura e a paixão pelo ‘pin-up’ - Dentro de casa, a estilista se encantou cedo pela arte da costura e em como um simples pedaço de tecido poderia se tornar, segundo ela, uma ‘obra prima’. Na igreja que frequentava quando criança, Lidiane passou a ver com outros olhos as saias e vestidos usados pelas mulheres. “Me lembro de ficar observando aqueles tecidos e o corte e tudo me encantava”, conta.
Já adulta, a bela-vistense escolheu o direito como curso, porém abriu mão dele e optou pelo de corte e costura. ‘Larguei a faculdade pela linha,agulha e tesoura”, resume a estilista.
Como sempre gostou de usar saias e vestidos, além da liberdade e ousadia presentes no pin up e expressadas na modelo norte-americana, Lidiane não pensou duas vezes em qual estilo seguir quando criou a marca em 2017.
Através dos cortes e moldes do segmento ‘pin up’, hoje a estilista desenha, costura e adapta as roupas para as ‘mulheres contemporâneas da nossa época’. Em cada peça, ela também coloca um pouco de si e do que ama. “Eu amo me vestir de saias e vestidos. São elegantes e nunca saem da moda. Levo meu estilo para minha marca”, conclui.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).