ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 22º

Consumo

Semana de Moda começa com cores, estilo e grito por visibilidade

Programação da Semana da Moda, no Armazém Cultural, começou nesta quarta-feira e segue até sábado (22)

Aletheya Alves | 20/10/2022 06:50
Coleção “Frida Lídia Kahlo" de Anderson Bosh deu início aos desfiles nesta quarta-feira (19). (Foto: Alex Machado)
Coleção “Frida Lídia Kahlo" de Anderson Bosh deu início aos desfiles nesta quarta-feira (19). (Foto: Alex Machado)

Sonhada há anos por quem faz parte do cenário artístico sul-mato-grossense, a 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul se tornou realidade com a passarela estreada nesta quarta-feira (19). Reunindo stands das 11 marcas participantes para contato com os criadores e apresentação das coleções, o evento é um grito pela visibilidade da moda regional.

Iniciada com cortejo do Grupo UBU e música da banda Bluesasy, a noite contou com os desfiles das marcas Anderson Bosh Casa de Criações, Why Not by Gugliatto, FM de Fábio Maurício e Touché.

Noite também contou com coleção da marca Why Not by Gugliatto. (Foto: Alex Machado)
Noite também contou com coleção da marca Why Not by Gugliatto. (Foto: Alex Machado)

Com sua nova coleção “Frida Lídia Kahlo”, Anderson Bosh também foi o diretor geral e deu o pontapé no evento. Contando que ver a Semana de Moda Autoral acontecendo é sinal de muita resistência, Anderson explica que cada noite dessa semana será inédita.

“A partir da união do movimento de moda nós temos a 1ª Semana de Moda Autoral do Estado. Isso nunca aconteceu, já tivemos outras semanas, mas não com moda autoral. Temos aqui apenas criadores e estamos recebendo parte da cadeia criativa de moda autoral de Mato Grosso do Sul, assim como parte da cadeia econômica e produtiva”, narra Anderson.

Além de reunir os criadores, Anderson explica que eventos com esse são necessários para que a moda sul-mato-grossense consiga ganhar novos territórios. “A gente precisa atravessar fronteiras e a importância está em visibilizar a cadeira criativa da moda autoral de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, da cadeia econômica e produtiva”.

Anderson conta sobre a importância de instituir a Semana de Moda Autoral em MS. (Foto: Alex Machado)
Anderson conta sobre a importância de instituir a Semana de Moda Autoral em MS. (Foto: Alex Machado)

Já sobre a coleção apresentada, o criador detalha que sua marca é feita para todas as pessoas, por isso cada peça serve para todos os tamanhos e não possui gênero. Especificamente sobre a coleção lançada nesta quarta-feira, Bosh narra que decidiu reuniu duas grandes artistas às suas ideias: Frida Kahlo e Lídia Baís.

“São duas latino-americanas e eu juntei a genialidade dessas duas pintoras com as minha loucuras e as loucuras compartilhadas com minhas costureiras, Fátima Silva e Cida Silva. Tenho um trabalho compartilhado com elas porque desenho tudo, faço curadoria de tecidos, acessórios e até da linha para costurar, mas a palavra delas é muito importante. Nem tudo o que eu imagino pode ser construído e elas me ajudam a colocar meus pés no chão”, completa Bosh.

Também integrando a coordenação do evento, a estilista Nair Gavilan é quem inicia os desfiles da noite de hoje com sua marca “Roupável”. “Tenho minha marca desde 2015, costuro desde criança e fiz faculdade de moda. Hoje, crio peças através de sobras que seriam descartadas e transformo em retalhos”, detalha.

Contando que reunir os artistas enquanto movimento é um trabalho de formiguinha, Nair destaca que esse processo começou em 2020.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Estamos promovendo o evento para viabilizar os artistas do Estado que ficaram por muito tempo trabalhando fora do Brasil. Queremos implementar a Semana de Moda Autoral como evento anual no calendário cultural do Estado para viabilizarmos essa ideia, diz Nair Gavilan.

Além de apresentar o que vem sendo produzido em Mato Grosso do Sul, Nair ainda completa que a programação é uma chance tanto para que novos empreendedores sejam impulsionados quanto para que os já existentes consigam ainda mais capacitação.

Envolvendo uma grande quantidade de profissionais, o evento também é visto como oportunidade para mostrar que Mato Grosso do Sul possui artistas que vão desde estilistas até modelos e maquiadores profissionais.

Integrando o quadro de modelos, Emilli Alves, de 20 anos, faz parte da equipe de Anderson Bosh e conta que os caminhos da moda ganham novos sentidos com a criação do evento. “É uma oportunidade tanto para os criadores quanto para quem faz modelagem, como eu, para mostrarmos nosso trabalho”.

Armazém Cultural foi transformado em espaço para receber os criadores e público. (Foto: Alex Machado)
Armazém Cultural foi transformado em espaço para receber os criadores e público. (Foto: Alex Machado)

Programação completa

Durante os próximos dias, o Armazém Cultural segue abrigando a 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul. Hoje (20), a passarela será de Roupável, Kaori Confecções, Emília Leal - Arte Nativa e, encerrando a noite, haverá participação de Colab Terena Kadiwéu - Moda Indígena, com profissionais convidados pela organização.

Na sexta-feira, há desfile das marcas FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiúva Moda Inclusiva. Confira o cronograma com os horários abaixo:

 QUINTA-FEIRA (20)

  • 15 horas
    Roda de conversa “Moda e Varejo”, com Valéria Arruda
  • 16 horas
    Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)
  • 18 horas
    Palestra “Desafios na Construção de uma Moda Sustentável”, com Régis Pumppim (DF)
  • 18h30
    Receptivo artístico com o cantor Chicão Castro
  • 19h30
    Desfiles das marcas: Roupavel, Kaori Confecções, Emilia Leal Arte Nativa e Colab Terena Kadiwéu – Moda Indígena

SEXTA-FEIRA (21)

  • 15 horas
    Roda de conversa “Assinando a Beleza de Moda”, com Ernesto Campagna
  • 16 horas
    Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)
  • 18 horas
    Palestra “Moda & Capitalismo Social: Aonde Está o Dinheiro!?”, com Mell Tamaciro
  • 18h30
    Receptivo artístico com o músico Begèt de Lucena
  • 19h30
    Desfiles das marcas: FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiuva Moda Inclusiva

SÁBADO (22)

  • 15 horas
    Roda de conversa “Relatoria e Perspectivas”, com a Comissão Gestora do Movimento de Moda e Design de MS
  • 18 horas
    Palestra “Reconfigurações Imagéticas”, com Vicenta Perrota (SP)
  • 18h30
    Receptivo artístico com o músico DoValle
  • 19h30
    Palestra “História que Inspira”, com Solange Brum - O Boticário (MS)
  • 20 horas
    Desfile exclusivo Ótica e Joalheria Inel Classic

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias