Semana de Moda começa com cores, estilo e grito por visibilidade
Programação da Semana da Moda, no Armazém Cultural, começou nesta quarta-feira e segue até sábado (22)
Sonhada há anos por quem faz parte do cenário artístico sul-mato-grossense, a 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul se tornou realidade com a passarela estreada nesta quarta-feira (19). Reunindo stands das 11 marcas participantes para contato com os criadores e apresentação das coleções, o evento é um grito pela visibilidade da moda regional.
Iniciada com cortejo do Grupo UBU e música da banda Bluesasy, a noite contou com os desfiles das marcas Anderson Bosh Casa de Criações, Why Not by Gugliatto, FM de Fábio Maurício e Touché.
Com sua nova coleção “Frida Lídia Kahlo”, Anderson Bosh também foi o diretor geral e deu o pontapé no evento. Contando que ver a Semana de Moda Autoral acontecendo é sinal de muita resistência, Anderson explica que cada noite dessa semana será inédita.
“A partir da união do movimento de moda nós temos a 1ª Semana de Moda Autoral do Estado. Isso nunca aconteceu, já tivemos outras semanas, mas não com moda autoral. Temos aqui apenas criadores e estamos recebendo parte da cadeia criativa de moda autoral de Mato Grosso do Sul, assim como parte da cadeia econômica e produtiva”, narra Anderson.
Além de reunir os criadores, Anderson explica que eventos com esse são necessários para que a moda sul-mato-grossense consiga ganhar novos territórios. “A gente precisa atravessar fronteiras e a importância está em visibilizar a cadeira criativa da moda autoral de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, da cadeia econômica e produtiva”.
Já sobre a coleção apresentada, o criador detalha que sua marca é feita para todas as pessoas, por isso cada peça serve para todos os tamanhos e não possui gênero. Especificamente sobre a coleção lançada nesta quarta-feira, Bosh narra que decidiu reuniu duas grandes artistas às suas ideias: Frida Kahlo e Lídia Baís.
“São duas latino-americanas e eu juntei a genialidade dessas duas pintoras com as minha loucuras e as loucuras compartilhadas com minhas costureiras, Fátima Silva e Cida Silva. Tenho um trabalho compartilhado com elas porque desenho tudo, faço curadoria de tecidos, acessórios e até da linha para costurar, mas a palavra delas é muito importante. Nem tudo o que eu imagino pode ser construído e elas me ajudam a colocar meus pés no chão”, completa Bosh.
Também integrando a coordenação do evento, a estilista Nair Gavilan é quem inicia os desfiles da noite de hoje com sua marca “Roupável”. “Tenho minha marca desde 2015, costuro desde criança e fiz faculdade de moda. Hoje, crio peças através de sobras que seriam descartadas e transformo em retalhos”, detalha.
Contando que reunir os artistas enquanto movimento é um trabalho de formiguinha, Nair destaca que esse processo começou em 2020.
Estamos promovendo o evento para viabilizar os artistas do Estado que ficaram por muito tempo trabalhando fora do Brasil. Queremos implementar a Semana de Moda Autoral como evento anual no calendário cultural do Estado para viabilizarmos essa ideia, diz Nair Gavilan.
Além de apresentar o que vem sendo produzido em Mato Grosso do Sul, Nair ainda completa que a programação é uma chance tanto para que novos empreendedores sejam impulsionados quanto para que os já existentes consigam ainda mais capacitação.
Envolvendo uma grande quantidade de profissionais, o evento também é visto como oportunidade para mostrar que Mato Grosso do Sul possui artistas que vão desde estilistas até modelos e maquiadores profissionais.
Integrando o quadro de modelos, Emilli Alves, de 20 anos, faz parte da equipe de Anderson Bosh e conta que os caminhos da moda ganham novos sentidos com a criação do evento. “É uma oportunidade tanto para os criadores quanto para quem faz modelagem, como eu, para mostrarmos nosso trabalho”.
Programação completa
Durante os próximos dias, o Armazém Cultural segue abrigando a 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul. Hoje (20), a passarela será de Roupável, Kaori Confecções, Emília Leal - Arte Nativa e, encerrando a noite, haverá participação de Colab Terena Kadiwéu - Moda Indígena, com profissionais convidados pela organização.
Na sexta-feira, há desfile das marcas FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiúva Moda Inclusiva. Confira o cronograma com os horários abaixo:
QUINTA-FEIRA (20)
- 15 horas
Roda de conversa “Moda e Varejo”, com Valéria Arruda - 16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP) - 18 horas
Palestra “Desafios na Construção de uma Moda Sustentável”, com Régis Pumppim (DF) - 18h30
Receptivo artístico com o cantor Chicão Castro - 19h30
Desfiles das marcas: Roupavel, Kaori Confecções, Emilia Leal Arte Nativa e Colab Terena Kadiwéu – Moda Indígena
SEXTA-FEIRA (21)
- 15 horas
Roda de conversa “Assinando a Beleza de Moda”, com Ernesto Campagna - 16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP) - 18 horas
Palestra “Moda & Capitalismo Social: Aonde Está o Dinheiro!?”, com Mell Tamaciro - 18h30
Receptivo artístico com o músico Begèt de Lucena - 19h30
Desfiles das marcas: FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiuva Moda Inclusiva
SÁBADO (22)
- 15 horas
Roda de conversa “Relatoria e Perspectivas”, com a Comissão Gestora do Movimento de Moda e Design de MS - 18 horas
Palestra “Reconfigurações Imagéticas”, com Vicenta Perrota (SP) - 18h30
Receptivo artístico com o músico DoValle - 19h30
Palestra “História que Inspira”, com Solange Brum - O Boticário (MS) - 20 horas
Desfile exclusivo Ótica e Joalheria Inel Classic
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).