ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Tereré e faixa pantaneira inspiram nova coleção de estilista de MS

Por Thailla Torres | 20/10/2023 07:46
Depois de coleções inspiradas em rios, frutos e até em figuras históricas do Estado, agora a erva mate conhecida inspria nova coleção.
Depois de coleções inspiradas em rios, frutos e até em figuras históricas do Estado, agora a erva mate conhecida inspria nova coleção.

Tradicional e indispensável no dia a dia do sul-mato-grossense, o famoso “tereré” é fonte de inspiração para a nova coleção de verão da marca de moda praia sul-mato-grossense, Roupável, da estilista Nair Gavilan.

Depois de coleções inspiradas em rios, frutos e até em figuras históricas do Estado, agora a erva mate conhecida do Cerrado sul-mato-grossense é a peça chave das peças da nova coleção.

Pesquisadora de moda sustentável, a estilista detalha que mais uma vez em parceria com a associação de mulheres em Caarapó - município que fica a 244 quilômetros de Campo Grande, foram tingidos tecidos usando o que normalmente seria descartado.

“O método de tingimento dos tecidos é desenvolvido pela Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança de Caarapó, liderado pela artesã Josefa Marques Mazarão. É um processo de produção que resgata o modo de confeccionar dos antepassados, naquele modelo de grandes tachos de cobre e alumínio. A folha da erva mate foi fervida junto aos fios e o resultado foram colorações únicas”, destaca Nair.

 Outro elemento que foi usado na coleção foi a faixa paraguaia, carinhosamente chamada de faixa pantaneira, acessório que aparece na roupa do peão legítimo que além de funcionar como EPI tem importância histórica na cultura sul-mato-grossense.

As faixas foram produzidas pelo Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, que pesquisa e difunde os saberes pantaneiros e também o modo de fazer a Faixa Paraguaia/Pantaneira com mulheres, homens, crianças e adolescentes, criando novas artesãs e arte¬sãos através de oficinas nas fazendas e nos municípios da região do Pantanal.

Além disso, Nair ainda diz que ainda adaptou retalhos que sobram das faixas, para serem usados nos biquínis.

Quem quiser acompanhar o trabalho da marca da estilista, o perfil no Instagram é @r.oupavel

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias