Vampira, Maria Antonieta e noiva caveira são inspiração para o Dia das Bruxas
Maquiagem de caracterização ou de efeitos especiais, técnicas que empregadas no dia a dia transformam fantasia em coisa de cinema. No clima do Dia das Bruxas, tem inspirações no Lado B para construção de personagens de dar medo mesmo.
A vampira, a rainha Maria Antonieta e o Motoqueiro Fantasma, entre todas as outras imagens são criações da beauty designer, Lívia Tosta. Publicitária, formada em Moda e empreendedora no ramo da beleza, Lívia transfere a bagagem do currículo para cada rosto. Este ano, depois de quatro meses de cursos de maquiagem artística em Londres, ela cria personagens através de cada maquiagem.
O efeito é tão real por usar técnicas, recursos e produtos de maquiagem artística, desenvolvidos para suportar luzes e ambientes cinematográficos mesmo. Para a construção dos personagens das fotos, entram em cena o sangue cênico, o látex para fazer o braço "aberto" e materiais que trazem textura, volume e brilho, transformando aquele trabalho em maquiagem 3D.
A vampira com olhos grandes e pretos tem pálpebras avermelhadas e um cabelo todo estruturado para cima. Os detalhes ficam entre os fios brancos e as pontas roxas. "Usei laquê de pigmento para deixar o cabelo branco e spray roxo nas pontas, ficou um cabelo meio 'desfile de moda'", explica Lívia quanto ao volume das mechas.
Na pele, Lívia colou primeiro as próteses, uma "massa" usada para fazer o nariz. Os produtos da maquiagem são à base de óleo, próprias para cinema. As sobrancelhas foram feitas com delineador em caneta. Mas a marca mesmo está no batom que mistura tonalidades e no sangue cênico que escorre pelos lábios, como quem acaba de morder um pescoço.
Para os olhos, a beauty designer colocou lentes de contato que dão o efeito de aumentar o olhar, escondendo também as cores da modelo, que tem os olhos verdes.
A outra é uma personagem, inspirada na rainha Maria Antonieta ganhou cabelos platinados e com um penteado bem para o alto. "Foi uma super repaginada, de uma Maria Antonieta vinda dos mortos. Ela está com uma lente de contato branca no formato de olho de gato", detalha Lívia.
Para os olhos ficarem mais profundos, ela usou as cores turquesas. "É para ser uma bruxa má, mas uma de verdade, não aquela caricata, de chapéu pontudo e ruga no nariz", completa.
No bartender, a caveira tomou o rosto, mas o destaque mesmo, nos personagens masculinos fica por conta do Motoqueiro Fantasma. Os olhos de fogo se formam a medida em que ele pisca. "É tudo maquiagem, fiz nas pálpebras simulando o fogo e meu marido, que é médico, me ajudou a construir os ossos. Foi toda feita com pincel e maquiagem à base de óleo", explica.
A construção dos personagens vem, conforme Lívia, a partir de qualquer trabalho de criação. Tem pesquisa pela internet, filmes e fotografias. "É todo um conjunto, a maquiagem complementa a fantasia, mas tem que ter cabelo, compor roupa, senão não fica completo aquele look", orienta a beauty designer.