Abordando desconhecidos na rua, Ricardo ganhou amigos de pedal
Já são mais de 50 pessoas participando dos trajetos semanalmente e até sede o grupo conseguiu
Há quatro anos, Ricardo Anunciação se mudou para o Portal Caiobá sem conhecer ninguém da região e, de um jeito bem diferente, resolveu fazer amizades. Querendo pedalar acompanhado, ele conta que a única estratégia pensada foi abordar pessoas desconhecidas na rua com o convite de andar de bicicleta em conjunto e, hoje, já são mais de 50 companheiros de trajeto.
“Eu não conhecia ninguém do bairro, nem os vizinhos. Então, comecei a chamar na rua, perguntava se a pessoa queria pedalar comigo. Tive uma dificuldade inicial até porque é estranho alguém chegar perguntando isso do nada”, explica sobre a dinâmica que deu origem ao pedal da Lagoa.
De acordo com Ricardo, os participantes são moradores da sub-região da Lagoa e, por isso, o grupo levou o nome da área. Aos poucos, o número de integrantes foi crescendo e o fundador teve a ideia de criar uma sede para reunir todo mundo antes do pedal.
Conforme ele detalha, a sede se transformou em uma “bike shop” para custear os valores do aluguel e, hoje, Ricardo se dedica totalmente ao mundo do ciclismo. “O pessoal usa a sede para se reunir, oferecemos água, dá para encher o pneu e confraternizar. Ao mesmo tempo, vendemos bicicletas e oferecemos serviços para a população.”
Atualmente, o pedal oficial é feito semanalmente, na segunda-feira, a partir das 19h e segue um trajeto até a área central de Campo Grande. Ele conta que o dia foi escolhido pensando que, depois de aproveitar o fim de semana, as pessoas costumam querer começar a semana bem.
Em outros dias da semana, novos trajetos também costumam ser realizados, mas com dinâmicas e públicos diferentes. “Temos na terça-feira um treino mais forte para quem compete e também temos uma trilha no sábado que chega a 50 km.”
Depois desses anos e já com tudo completamente organizado, ele narra que as histórias de como reuniu o grupo acabaram se tornando piada e mais uma boa história para contar. “Quem já participa desde o começo até brinca dizendo que ficou com medo de que minha abordagem era um assalto, mas tem dado certo e hoje, temos um grupo muito grande”, diz.
Para participar do grupo, Ricardo explica que é interessante que as pessoas entrem em contato por WhatsApp através do número (67) 98172-8136. Assim, dicas sobre os trajetos e dúvidas podem ser tiradas com antecedência.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).