Ao som do vinil, grupos de skate e grafite tomam conta de praça
O grupo Coletivo Viva Rua realiza, neste momento, uma série de eventos culturais na praça do Leão, que fica no bairro Nova Minas Gerais, na região norte da Capital. A ação, em parceria com a Associação de Moradores, tem competição de skate, grafite, além de apresentações musicais, com direito a discotecagem e som de rua.
O evento chamado “Rockers Sound System” teve o cuidado de fazer parcerias com o comércio local e ainda conquistou o apoio de outras instituições para promover as ações culturais, com divulgação nos bairros e escolas. Eles começaram a organizar toda estrutura agora, às 14h, estendendo as atividades até às 18h.
De acordo com a produtora cultural Lidiane Lima, o Coletivo Viva Rua já tem um ano, com 20 integrantes, porém eles já fazem estes eventos há pelo menos 3 anos. “Somos um grupo independente que resolveu se ajudar, um foi chamando o outro para promover os eventos, pois se esperamos políticas de cultura vindos do poder público não saímos do lugar”, disse ela.
Ela ponderou que a junção de grupos de grafiteiros, skatistas e os que fazem som de rua, permite que estas ações se fortaleçam. “Entendemos que o orçamento voltado ao setor é complicado”. O evento na praça do bairro Nova Minas Gerais é o primeiro desta nova edição do projeto. “Já tivemos separados participação em festivais como de Bonito e América do Sul, vamos continuar promovendo".
Atrações – Na hora, pode ser feita inscrição para o campeonato de skate, assim como a participação do sistema de discotecagem, feito por colecionadores de vinil. Além disto, tem exposição de produtos de moda e gastronomia vegetariana.
Haverá um espaço disponível para os grafiteiros mostrarem o trabalho, entre eles Renan de Melo, Pedro Vasciaveo, João Rodrigues, Rafael Mareco e Diego Verme. “Foi cedido um espaço aqui da praça (banheiro) onde vai ser feito o grafite", explica.