Após dois anos, Parada LGBT+ volta a lotar ruas para mostrar inclusão
Programação segue até às 23h com atrações musicais
Levando as cores do arco-íris e o pedido por respeito na voz, a Parada LGBTQIA+ voltou para as ruas de Campo Grande na tarde deste sábado (23), após dois anos sem o evento presencial.
Realizada pela ATM (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul), em parceria com instituições LGBTQIA+, a programação começou com a caminhada pelo Centro, às 15h, e vai finalizar às 23h, com atrações musicais na Praça do Rádio.
Um dos organizadores do evento, Thallyson Perez, 28, informou que para esta edição, anfitriões atuais e das antigas se uniram para fazer a tradicional programação, com uma linguagem mais jovem.
“Tivemos muito desafios. Foram dois anos sem fazer a Parada, mas juntos conseguimos realizar a 19ª edição com muito mais comunicação e uma linguagem mais jovem”, ele estima que até 20 mil pessoas passem pelo local. A Guarda Municipal estima que 5 mil pessoas passaram pela Praça do Rádio nesta tarde.
Para a drag queen Skalath, de 45 anos, o evento é uma forma de ocupar espaço em uma sociedade machista, preconceituosa e homofóbica”.
“É maravilhoso ver o evento crescer. A gente traz alegria, brilho, glamour e produzimos uma inclusão total. Não é carnaval fora de época, é conquista e luta”, enfatizou.
Outra drag presente foi Lauanda Dumor, que ressaltou a luta que foi conseguir voltar com a Parada paras as ruas. “Foi preciso muita persistência e luta porque esse ano foi feito pela própria comunidade. Mas para nossa comunidade é sinônimo de alegria, descontração e que o amor sempre vence”, garantiu.
O cozinheiro Manoel Vitor, de 57 anos, esteve presente na primeira edição da Parada e relatou que, na época, o número de participantes era muito menor.“Mesmo assim era ótimo, mas ainda bem que é maior e tem mais adesão”, completou.
A psicóloga Isabela Romanini, 37 anos, levou o filho de 3 anos para o evento, para que ele aprendesse sobre a diversidade desde criança. “Eu tento explicar para as crianças, é uma coisa que a gente conversa em casa, estamos fazendo nossa parte para um mundo melhor”, explicou.
O trajeto da caminhada começou pela Rua Barão do Rio Branco, passa pela Rua Padre João Crippa, Rua Dom Aquino, Calógeras e novamente Barão do Rio Branco para voltar para a Praça, onde haverá shows com mais de 50 artistas, praça de alimentação e serviços de saúde e cidadania.
Testes de IST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também foram feitos gratuitamente no local.
O evento segue até às 23h, com shows dos artistas como Gaga Funkeira, Lady Afro, Crew Corrida das Drags, Kiara, Baifluflaga, Ricke, entre outros.
Confira a galeria de imagens: