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Diversão

Capital é ‘destino turístico inteligente’, mas o que isso significa?

Campo Grande recebeu certificação por projeto piloto desenvolvido entre instituições

Por Aletheya Alves | 21/01/2024 07:47
Casal passeando no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Casal passeando no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Campo Grande é certificada pelo Mtur (Ministério do Turismo) como um “Destino Turístico Inteligente em Transformação” e, apesar do título parecer claro, há vários pontos que explicam o que isso significa. O título veio através de uma seleção de um projeto piloto envolvendo instituições diferentes.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Campo Grande, a iniciativa realizada entre o Mtur, Instituto Ciudades del Futuro e Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas quer ajudar na visibilidade dos atrativos turísticos. Para isso, a ideia é implantar novas tecnologias e criar ações que deixem os destinos mais acessíveis e sustentáveis.

E, especificamente sobre o título, ele significa que a cidade consegue realizar suas ações de forma inovadora e sustentável. “A ação consiste em promover o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômico, sociocultural e ambiental, garantindo desta forma a qualidade de vida para as gerações atuais e futuras dos moradores locais e visitantes”, detalha a Prefeitura.

Para colocar isso em prática, a proposta é organizar e implementar ações que gerem um turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível. Para isso, os eixos estratégicos são focados em governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte, além de criatividade.

Confira abaixo os detalhes de cada um dos eixos:

Governança:

O governo deve ser capaz de gerar confiança, gerir os bens públicos com legitimidade e governar com a participação efetiva dos atores estratégicos.

Inovação: 

Adoção de novos serviços, processos, métodos de comercialização ou de organização com a finalidade de melhorar os benefícios e a competitividade.

Tecnologia

De caráter transversal, permite a capacitação e análise da informação em tempo real, contribui com a sustentabilidade e melhora a acessibilidade.

Sustentabilidade

Proteção da atividade econômica do turismo, respeito ambiental, preservação e valorização do aspecto sociocultural e garantia na qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

Acessibilidade

O destino deve trabalhar como um todo integrado, que assegure a qualquer visitante a liberdade de viajar sem problemas ao destino, de escolher a atividade de lazer de seu interesse e aproveitá-la com plena autonomia.

Promoção e marketing 

Estratégia focada na melhoria do relacionamento entre o destino e o turista, por meio da oferta de experiências de valor e de ações que proporcionem o fortalecimento da imagem do destino e a promoção com o seu público.

Segurança

Identificação e promoção de medidas de controle e mitigação de riscos, além da disponibilização de informações aos turistas acerca das medidas de segurança, preventivas e de autocuidado para uma visita segura.

Mobilidade e transporte

Trabalho focado na melhoria da mobilidade e da conectividade aérea e de estradas do e para o destino, identificando a disponibilidade de infraestrutura e de meios de transporte existentes.

Criatividade

O destino deve assumir um compromisso com a incorporação da criatividade no desenvolvimento de políticas públicas, visando ao fortalecimento dos ecossistemas criativos e ao desenvolvimento da cultura e do turismo por meio da economia criativa.

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