Com cavalgada e carreteiro, veja quanto custa passeio em recanto
Localizado em Bonito, Recanto do Peão resgata cultura local com costela fogo de chão e música raiz
Passeio a cavalo, arroz carreteiro de comitiva, costela fogo de chão e muita música raiz. Quem visita o Recanto do Peão, em Bonito, a 297 km de Campo Grande, tem acesso a essa programação que visa valorizar a cultura local, além de mostrar na prática um pouco da rotina do verdadeiro homem pantaneiro.
O local, que funciona como opção de turismo no município, não oferece hospedagem, porém garante um dia diferente para os visitantes, desde o momento que eles colocam os pés no local. Quem chega já recebe de primeira a xícara do café feito no fogão a lenha e um pedaço de rapadura.
O negócio familiar, que começou em 2014, é administrado pelo casal Thayanni Ribeiro Moraes e João Maycon Benites Vargas, ambos de 34 anos. Ela comenta como surgiu a ideia do recanto. “Quando saímos de mais uma cheia do Pantanal e voltamos para Bonito meu esposo e eu decidimos usar uma antiga estrada boiadeira para passear a cavalo com os turistas e mostrar a eles como funcionam as comitivas de gado”, lembra.
Oferecido em três horários diferentes, as cavalgadas podem ser realizadas às 17h, 18h30 e 19h30. Independente do horário, o passeio dura 1h, o percurso tem 3km e os visitantes recebem orientação e são acompanhados por funcionários do lugar. Para garantir um lugar na agenda, a recomendação de Thayanni é que os interessados façam reserva com uma semana de antecedência.
A cavalgada com o pacote do arroz carreteiro custa R$ 120 por pessoa. A refeição feita em fogão a lenha é servida após o passeio. Caso o passeio seja feito no sábado, a pessoa pode aproveitar para saborear a costela fogo de chão e curtir a apresentação ao vivo das músicas típicas, que também são chamadas de ‘raiz’.
Ontem (23), o Campo Grande News realizou enquete para saber qual é o destino preferido dos leitores para viajar. Com 48% dos votos, Bonito ficou na frente de Ponta Porã e Pantanal.
Quem tiver condução, vale pegar a estrada sozinho ou dividir a gasolina com os amigos para aqueles que têm carro. Outra opção é fazer a viagem de ônibus. A empresa Cruzeiro do Sul realiza o percurso e cada passagem custa R$ 95.22.
Orgulhosos da cultura sul-mato-grossense, a alegria do casal é compartilhar com as pessoas as riquezas de Bonito. É o que afirma Thayanni. “Com nosso passeio a cavalo podemos mostrar aos visitantes a natureza, os animais, a nossa história, nosso céu, nossa comida e nossa gente”, destaca.
No recanto, eles já tiveram a oportunidade de receber pessoas de diversos estados brasileiros, além de estrangeiros. Quem quiser entrar para o time de visitantes e agendar um passeio, o perfil no Instagram é @cavalgadarecantodopeao.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).