Cultura boliviana vai dominar praça com 150 expositores e comida típica
Centro Cultural Boliviano Tinkuna promove segunda edição de festa que comemora Independência da Bolívia
Segunda edição de festa em comemoração ao 198° aniversário de Independência da Bolívia vai levar mais de 150 expositores, apresentações culturais e comidas típicas do país para a Praça do Rádio Clube, região Central de Campo Grande. O evento acontece no dia 6 de agosto, mas o preparativos já começaram.
Membro do Centro Cultural Boliviano Tinkuna, Orlando Turpo Mamani revela que este ano, terá um stande exclusivo com comidas típicas boliviana, incluindo saltenha, cerveja boliviana e empanadas, e artesanatos. As sessões de ensaio do grupo de dança do centro cultural, que deve se apresentar na festa, também já começou.
"A expetativa é celebrar nossa festa e ao mesmo tempo lembrar uma data histórica e encontrarmos gente boliviana aqui em Campo Grande. No ultimo evento encontramos pelo menos 20 bolivianos", comenta Turpo.
Turpo declara que a comunidade do centro cultural cresceu desde a primeira edição da festa, em 2022. O grupo começou com apenas oito pessoas, e agora já passa de 20. O secretario destaca que a organização orienta os bolivianos sobre a permanência legal no Brasil e imigração. "Esse tipo de festa no junta. Ali vamos apresentar nossa cultura, nossa dança, nossa gastronomia. Começamos do zero, e agora já temos dentro do centro cultural 20 pessoas".
Primeira edição - A festa aconteceu pela primeira vez em agosto de 2022, na praça do Rádio Clube. Para dar início às comemorações, Damián Adolfo Yupanqui e Orlando Turpo Mamani, organizadores do evento, hastearam a bandeira do país, enquanto o hino da Bolívia preenchia o local.
O evento foi repleto de música, dança, gastronomia e produção artística. A associação convidou empreendedores de diversas vertentes, além de artistas e grupos de dança para animar a festa. "É um um encontro cultural", ressaltou o secretário na ocasião.
De acordo com Turpo, atualmente existem cerca de 800 a mil pessoas bolivianas morando no Mato Grosso do Sul. "Queremos fazer essa festa junto com Campo Grande, porque eles são nossos irmãos. Quisemos fazer nossa festa aqui pela saudade que temos de lá”.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).