Deixa Falar abre o desfile do grupo especial falando de crenças e crendices
“Crenças e crendices, o mistério fé” é o enredo da mais nova escola de Campo Grande. A “Deixa Falar” desfila pela segunda vez, com a intenção clara: ganhar.
A primeira representação sobre o tem será Maculelê, já na comissão de frente. Em seguida, o abre alas terá São Jorge, patrono da escola. Já as baianas vão homenagear o Senhor do Bonfim. O foco são as heranças das religiões afro-brasileiras, do sincretismo, a fusão de doutrinas. A África e a Bahia serão destaque,
Construir um Carnaval, mesmo que nas proporções de Campo Grande, é tarefa árdua. Quem se envolve, sabe a dificuldade. A escola teve, inclusive, de abrir mão do primeiro enredo pensado “Utopias – arquitetando folias”, porque não teria dinheiro suficiente para realizar o projeto.
Fã do glamour dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o carnavalesco Francis Fabian, 52 anos, trocou a cidade do samba carioca pela capital morena e tenta fazer aqui uma festa profissional.
Com orçamento reduzido, as compras deste ano foram feitas em São Paulo, por conta do preço baixo e maior opção de produtos.
Desde dezembro, 28 pessoas se desdobram 20 horas por dia. O trabalho é pesado no barracão improvisado em um local onde funcionava uma escola de ensino regular, no bairro Silvia Regina.
Mesmo com tamanho esforço, o carnavalesco já adianta: “a escola estará pronta só na véspera”.
Apesar de esperar, mas não vencer no ano passado, a escola estreou em grande estilo, falando de Porto Murtinho. “Foi nosso primeiro ano e um grande desfile”, comenta.
Para quem critica, ele diz que Carnaval não é só plumas e paetês. "Aqui tem que ter coragem, todo mundo é um pouco louco”.
É outro barracão onde as palavras chaves são reciclagem e reaproveitamento. Tudo que foi utilizado no ano passado está sendo reaproveitado de alguma forma explica Francis. “Estamos contando com a criatividade para fazer esse carnaval, por conta do reaproveitamento de fantasias”.
Com a ideia de reciclar, a escola não vende as fantasias, apenas aluga, para volte ao barracão. Os valores começam em R$ 30,00.
Com 350 integrantes, 12 alas e 3 carros alegóricos, a Deixa Falar deve entrar na avenida às 20h. Será a primeira a desfilar no grupo especial, amanhã.