ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Desde 1988, turma arranja qualquer desculpa para festar o ano todo

Grupo celebrou na noite de ontem, 23, mais uma edição da tradicional ‘Festança entre amigos de Santoinho’

Jéssica Fernandes | 24/07/2022 08:25
Festa aconteceu na noite de ontem (23), em Campo Grande. (Foto: Jéssica Fernandes)
Festa aconteceu na noite de ontem (23), em Campo Grande. (Foto: Jéssica Fernandes)

Formado em 1988, o grupo de amigos surgiu através da Igreja Santo Antônio, em Campo Grande. Com o passar do tempo, a turma cresceu, assim como a vontade de permanecerem juntos celebrando. Em 2015, eles criaram a tradição da ‘Festança entre amigos de Santoinho’, que ganhou mais uma edição na noite de ontem (23).

O grupo de festeiros se conheceu durante os Encontros de Casais em Cristo. Na época, 20 pessoas participavam da turma, porém hoje o número subiu para 90 e isso sem contar aqueles que são filhos e netos. Devido ao tempo, o pessoal é mais família do que amigo. É o que fala Eliane Maria Rici de Azevedo, de 60 anos. "Nós tínhamos os encontros de 15 em 15 dias, fomos ficando amigos e virou família", relata.

As primeiras edições da festa julina aconteceram na oficina que Creuza Akamine, de 63 anos, administrava com o marido. “Viramos festeiros, tudo virou motivo para a festa. A gente continua procurando pretexto para se reunir”, declara. Na visão de Creuza, os encontros são uma forma de manter firme os laços da amizade.

Grupo se conheceu durante Encontro de Casais em Cristo. (Foto: Jéssica Fernandes)
Grupo se conheceu durante Encontro de Casais em Cristo. (Foto: Jéssica Fernandes)

Juntos não só nos momentos bons, o pessoal também permanece unido nos momentos difíceis. Esse companheirismo é relatado por Valquiria da Costa Decanine, de 68 anos. “A gente se ama, é uma família. Aonde a gente se vê é como se fosse irmão mesmo”, afirma. Creuza compartilha do mesmo sentimento. “É no momento alegre, é no momento triste. Todos se reúnem, é muito bom”, frisa.

Ontem (23), a festança aconteceu na residência do casal Maria Helena Araujo e João Araujo. Os dois entraram para o grupo de amigos em 1998 onde continuam até hoje. Ela fala que sempre se sente bem com a galera. “Eu consigo ficar muito à vontade com eles. Eu me realizo quando estou junto deles. Eu adoro”, destaca.

Com pratos e doces típicos, decoração e trajes temáticos, a sexta edição da festa teve diversas noivas e uma quadrilha animada. Apesar de ser tradição, o evento precisou ser interrompido durante a pandemia, por isso, a nova edição teve um significado especial.

Festa ocorreu na residência do casa Maria Helena e João Araujo. (Foto: Jéssica Fernandes)
Festa ocorreu na residência do casa Maria Helena e João Araujo. (Foto: Jéssica Fernandes)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias