Desde 1988, turma arranja qualquer desculpa para festar o ano todo
Grupo celebrou na noite de ontem, 23, mais uma edição da tradicional ‘Festança entre amigos de Santoinho’
Formado em 1988, o grupo de amigos surgiu através da Igreja Santo Antônio, em Campo Grande. Com o passar do tempo, a turma cresceu, assim como a vontade de permanecerem juntos celebrando. Em 2015, eles criaram a tradição da ‘Festança entre amigos de Santoinho’, que ganhou mais uma edição na noite de ontem (23).
O grupo de festeiros se conheceu durante os Encontros de Casais em Cristo. Na época, 20 pessoas participavam da turma, porém hoje o número subiu para 90 e isso sem contar aqueles que são filhos e netos. Devido ao tempo, o pessoal é mais família do que amigo. É o que fala Eliane Maria Rici de Azevedo, de 60 anos. "Nós tínhamos os encontros de 15 em 15 dias, fomos ficando amigos e virou família", relata.
As primeiras edições da festa julina aconteceram na oficina que Creuza Akamine, de 63 anos, administrava com o marido. “Viramos festeiros, tudo virou motivo para a festa. A gente continua procurando pretexto para se reunir”, declara. Na visão de Creuza, os encontros são uma forma de manter firme os laços da amizade.
Juntos não só nos momentos bons, o pessoal também permanece unido nos momentos difíceis. Esse companheirismo é relatado por Valquiria da Costa Decanine, de 68 anos. “A gente se ama, é uma família. Aonde a gente se vê é como se fosse irmão mesmo”, afirma. Creuza compartilha do mesmo sentimento. “É no momento alegre, é no momento triste. Todos se reúnem, é muito bom”, frisa.
Ontem (23), a festança aconteceu na residência do casal Maria Helena Araujo e João Araujo. Os dois entraram para o grupo de amigos em 1998 onde continuam até hoje. Ela fala que sempre se sente bem com a galera. “Eu consigo ficar muito à vontade com eles. Eu me realizo quando estou junto deles. Eu adoro”, destaca.
Com pratos e doces típicos, decoração e trajes temáticos, a sexta edição da festa teve diversas noivas e uma quadrilha animada. Apesar de ser tradição, o evento precisou ser interrompido durante a pandemia, por isso, a nova edição teve um significado especial.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).