Em dia de leitura, crianças vão ver que há 2 anos Manoel não tem pé
Nesta terça (18), a Casa Quintal-Manoel de Barros vai realizar uma intervenção cultural ao lado da estátua
A terça-feira (18) será de intervenção cultural e celebração da literatura infantil em Campo Grande. A estátua de Manoel de Barros, na Avenida Afonso Pena, vai receber uma intervenção cultural, das 10h às 12h, com varal de poesias e divulgação da casa do poeta, que desde 2022 se tornou um espaço cultural.
A equipe da Casa-Quintal Manoel de Barros estará na estátua de Manoel de Barros, na avenida Afonso Pena esquina com Rui Barbosa, unindo artistas, escritores, pensadores da educação e público em geral para retomar a valorização das memórias dos escritores que se dedicam à criação lúdica.
Haverá também um um varal de poesias e desenhos, e quem quem quiser participar pode entrar em contato com a organização pelo telefone (67) 98167 8375.
A data de 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil celebra a literatura infantil brasileira e seus diversos autores, promovendo uma reflexão e um contato direto também com a poesia de Manoel de Barros.
A ocasião também vai falar da casa do poeta que virou museu. A residência na Rua Piratininga é a casa em que Manoel e sua esposa Stella de Barros conviveram em família e receberam a visita de inúmeras personalidades que agora está aberta ao público, possibilitando a oportunidade de conhecer o ambiente doméstico do escritor e ter contato com a intimidade do seu ambiente de trabalho e suas principais interlocuções estéticas.
Ao expor a “memorabília” de Manoel de Barros, o espaço cultural evoca a dimensão existencial do criador estabelecendo conexões com signos da "Estética do Chão", desde a infância do Pantanal, a sua vivência no Rio de Janeiro e seu regresso ao Mato Grosso do Sul através de uma ambientação ampla, sensitiva e imersiva.
Quem visita a Casa Quintal faz um tour guiado e recebe uma viagem na poesia. O ingresso é uma contribuição colaborativa para manutenção e conservação da casa.
Para visitar é preciso agendar através da plataforma Sympla.
Mas e o pé? - Em 19 de abril de 2021, o monumento de bronze em homenagem ao poeta cuiabano mais sul-mato-grossense de todos “acordou" sem um dos pés. Desde então a estátua não foi restaurada.
De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, nesta semana, haverá um reunião sobre a restauração da estátua e levantamento de custos.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).