ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Em dia de leitura, crianças vão ver que há 2 anos Manoel não tem pé

Nesta terça (18), a Casa Quintal-Manoel de Barros vai realizar uma intervenção cultural ao lado da estátua

Thailla Torres | 17/04/2023 07:43
Estátua de Manoel de Barros foi vandalizada em 2021 e até hoje não foi restaurada. (Foto: Juliano Almeida)
Estátua de Manoel de Barros foi vandalizada em 2021 e até hoje não foi restaurada. (Foto: Juliano Almeida)

A terça-feira (18) será de intervenção cultural e celebração da literatura infantil em Campo Grande. A estátua de Manoel de Barros, na Avenida Afonso Pena, vai receber uma intervenção cultural, das 10h às 12h, com varal de poesias e divulgação da casa do poeta, que desde 2022 se tornou um espaço cultural.

A  equipe da Casa-Quintal Manoel de Barros estará na estátua de Manoel de Barros, na avenida Afonso Pena esquina com Rui Barbosa, unindo artistas, escritores, pensadores da educação e público em geral para retomar a valorização das memórias dos escritores que se dedicam à criação lúdica.

Haverá também um um varal de poesias e desenhos, e quem quem quiser participar pode entrar em contato com a organização pelo telefone (67) 98167 8375.

A data de 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil celebra a literatura infantil brasileira e seus diversos autores, promovendo uma reflexão e um contato direto também com a poesia de Manoel de Barros.

A ocasião também vai falar da casa do poeta que virou museu. A residência na Rua Piratininga é a casa em que Manoel e sua esposa Stella de Barros conviveram em família e receberam a visita de inúmeras personalidades que agora está aberta ao público, possibilitando a oportunidade de conhecer o ambiente doméstico do escritor e ter contato com a intimidade do seu ambiente de trabalho e suas principais interlocuções estéticas.

Ao expor a “memorabília” de Manoel de Barros, o espaço cultural evoca a dimensão existencial do criador estabelecendo conexões com signos da "Estética do Chão", desde a infância do Pantanal, a sua vivência no Rio de Janeiro e seu regresso ao Mato Grosso do Sul através de uma ambientação ampla, sensitiva e imersiva.

Quem visita a Casa Quintal faz um tour guiado e recebe uma viagem na poesia. O ingresso é uma contribuição colaborativa para manutenção e conservação da casa.

Para visitar é preciso agendar através da plataforma Sympla.

Mas e o pé? - Em 19 de abril de 2021, o monumento de bronze em homenagem ao poeta cuiabano mais sul-mato-grossense de todos “acordou" sem um dos pés. Desde então a estátua não foi restaurada.

De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, nesta semana, haverá um reunião sobre a restauração da estátua e levantamento de custos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias