Fotógrafos falam sobre paixão de capturar vida através das lentes
Neste 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e fotógrafos falam sobre experiência na àrea
Neste 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Para falar sobre a data, o significado de capturar lugares, momentos, pessoas e animais através das lentes, o Lado B conversou com dois fotógrafos.
Wilmar Carrilho, de 61 anos, conta que desempenhava outra profissão antes de se tornar fotógrafo. “Estou há 8 anos na fotografia. Era artista plástico, pintava óleo sobre tela. Me encantei com a fotografia e abandonei a pintura em 2015”, comenta.
Entre o leque de possibilidades que a fotografia apresenta, Wilmar optou pelas belezas da fauna e da flora. “Me dediquei à fotografia de natureza, observação de aves, paisagens, nascer, pôr do sol e dos encantos da lua”, afirma.
Nos últimos 8 anos, ele visitou diversos cenários com a câmera em mãos e comprovou que o melhor pôr do sol acontece na Capital. Dos registros que fez, Wilmar cita os que foram mais especiais. “Tem um registro particular dos ipês rosa no Córrego Segredo na Avenida Ernesto Geisel em 2019 e uma ‘Super Lua’ em 2020 por trás dos edifícios em Campo Grande, ficaram muito bons”, destaca.
Roberto Kelsson é outro apaixonado pela fotografia. A trajetória dele começou em 2012 após encontrar um livro que despertou curiosidade. “Em 2012 vi essa ave em casa, quando morava em Corguinho, e por ser muito curioso fui atrás do nome dela no google. Durante minha pesquisa eu encontrei uma enciclopédia de aves e daí decidi comprar uma câmera pra começar a fotografar”, recorda.
Além de sair em busca de aves, Kelson passou a estudar a teoria e alinhar tudo com a prática. A curiosidade resultou na carreira como fotógrafo profissional. “Hoje eu faço fotos de humanos, mas antes eu não imaginava que me tornaria um fotógrafo profissional. Sempre fui apaixonado por natureza e até hoje é o que mais me dá prazer em fotografar”, pontua.
Por meio da fotografia, ele se sente conectado com tudo que a natureza oferece. “Essa conexão é o que, ao meu ver, diferencia a fotografia das demais áreas. Logicamente não somente a fotografia de natureza, mas ela de um modo geral, pois com os "seres humanos" também acontece essa conexão”, fala.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.