Na beira do rio, Vidal ensina a fazer pacu que 'bomba' nas redes
Com estilo de vida simples, Vidal ensina diversas receitas, mas o peixe é o que 'bomba' nas redes sociais
Antes de o celular existir, Osvaldo Vidal de Oliveira, de 53 anos, já sabia cozinhar pratos à base de peixe. Natural do Paraná, ele foi criado na ‘beira do rio’ que é o lugar onde adora cozinhar. Nas redes sociais, Vidal compartilha receitas e outros momentos rurais da família.
A princípio, os vídeos eram encaminhados somente para os amigos que viviam pedindo o passo a passo de alguns pratos. Essa história, segundo Vidal, começou há 20 anos.
“As receitas começaram assim, a gente tinha um rancho na beira do rio e fazia muito molho, muito peixe frito, sashimi e o pessoal quando ia embora falava: ‘Ô Vidal faz um vídeo daquela receita que a gente comeu, porque ficou muito bom e não consigo fazer aqui'. Aí eu fazia, mandava para um, para outro e ia ajudando daqui e dali”, comenta.
Por volta de 2020, ele ‘entrou’ nas redes sociais e decidiu levar para o público o conteúdo que era sucesso entre familiares e amigos. “Resolvemos criar esse canal. Eu e minha mulher falamos assim: ‘Se ajuda um ou outro aqui vamos tentar colocar pro mundão’. Nós não temos nada a esconder porque o que nós fazemos é muito bem feito”, afirma.
Veja o vídeo:
Sem saber ao certo o alcance que tem na internet, Vidal conta que alguns dos registros que fez já foram reproduzidos em reportagens de televisão como a do jornalista César Filho. Para ele o que importa é mostrar ao público que independente da situação a vida é pra ser vivida.
“Tem muita gente que chegou no nosso canal por causa desses vídeos cozinhando na beira do rio e mostrando que a pessoa tem que viver, não tem que se entregar para depressão, problema financeiro e nada porque faz parte da vida. A pessoa tem que continuar vivendo, sendo feliz, amando a família e a natureza. Esses são os vídeos que dão mais resultados”, destaca.
Seja na beira do rio mostrando como fazer um bom pacu ou fazendo um churrasquinho com linguiça, sambiquira e outras carnes em casa, Vidal ensina tudo com simplicidade e praticidade. O que ele mais gosta de fazer é o mesmo que o público: peixe.
“A receita preferida nossa é o peixe, agora tem um aí que a gente fez o arroz e o peixe junto que é o pessoal tá mais atrás. Sempre é uma receita nova que a gente vai inventando, mas a de peixe é a que mais bomba no canal nosso”, explica.
Outro ingrediente que ‘bomba’ é o tempero que ele desenvolveu. O tempero serve para dar sabor a carnes, saladas, carnes, caldo e por aí vai. Ao todo, são 12 tipos de temperos que vão nas três diferentes versões de sal que Vidal produz.
“O pessoal que vinha em casa falava do tempero e eu mandava pra um, pra outro. Chegamos à conclusão que tinha que colocar um preço para a pessoa comprar e pagar o frete. O sal já correu de norte a sul, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pernambuco e São Paulo. Graças a Deus vende bastante e agrega um sabor muito bom na comida”, pontua.
Falando sobre a própria história, ele relata como a criação o influenciou. “Meu pai era pescador, minha mãe merendeira. Desde cedo aprendemos a cozinhar porque cada um ia pra um canto trabalhar. Com 9, 10 anos a gente tinha que se virar, fui aprendendo desde cedo”, diz.
Do Paraná, Vidal foi para Três Lagoas que é a cidade natal da esposa. Hoje, sempre que pode, ele leva a mulher e o filho Samuel para passar um tempo na beira do rio.
Quem quiser acompanhar o perfil no Instagram é @samuel_vidal_dia_a_dia_rural
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.