ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Quilombo celebra 101ª festa de São João nos dias 23 e 29 de junho

Celebração, que começou a partir de uma promessa, terá entrada gratuita no Bairro Pioneiros

Jéssica Fernandes | 19/06/2023 11:37
Quilombo São João Batista celebra 101 anos de tradição no Pioneiros. (Foto: AFCN São João Batista)
Quilombo São João Batista celebra 101 anos de tradição no Pioneiros. (Foto: AFCN São João Batista)

O Quilombo São João Batista comemora nesta semana os 101 anos da tradicional festa de São João, que começou em Coxim a partir de uma promessa a Maria Rosa da Anunciação. Aberto para toda a população, o evento é gratuito e ocorre nos dias 23 e 29 de junho.

Nos dois dias, a festa inicia às 18h com a fogueira sendo acesa pelos anfitriões. A partir das 19h começa a reza do terço, seguido de procissão e levantamento do mastro. Após a celebração religiosa, o evento será animado por apresentações de quadrilha de crianças e adolescentes dos Projeto Social Curumim Pé de Ouro, Grupo Escoteiros Zumbi dos Palmares, Projeto Atos de um vencedor, além dos membros da própria comunidade.

Em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Quilombo São João Batista recebe o show do grupo Zíngaro no dia 23 e no dia 29 do Trem Bão.

Os interessados em participar da festa precisam enviar o nome completo para o número (67) 981940188, pois a organização irá suprir a alimentação dos convidados.

A festa acontece nos dias 23 e 29 de junho na Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista, localizada na rua Barão de Limeira, 1750, Pioneiros.

História - O ano era 1922, época em que as promessas feitas aos santos ainda reverberavam com a força da crença popular. Foi neste ano que Maria Rosa da Anunciação, uma mulher guerreira e cheia de devoção que vivia em Coxim enfrentou um momento de angústia e aflição. Seu filho caçula, fruto de um nascimento prematuro, lutava pela vida, com poucas esperanças de sobrevivência.

Desesperada, Maria Rosa voltou seus olhos para São João Batista e com suas preces fez uma promessa solene: se o seu filho se recuperasse e vivesse, ela dedicaria uma festa anual em honra ao santo, celebrando sua ancestralidade e a força da promessa cumprida.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias