ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Quilombo celebra 101ª festa de São João nos dias 23 e 29 de junho

Celebração, que começou a partir de uma promessa, terá entrada gratuita no Bairro Pioneiros

Jéssica Fernandes | 19/06/2023 11:37
Quilombo São João Batista celebra 101 anos de tradição no Pioneiros. (Foto: AFCN São João Batista)
Quilombo São João Batista celebra 101 anos de tradição no Pioneiros. (Foto: AFCN São João Batista)

O Quilombo São João Batista comemora nesta semana os 101 anos da tradicional festa de São João, que começou em Coxim a partir de uma promessa a Maria Rosa da Anunciação. Aberto para toda a população, o evento é gratuito e ocorre nos dias 23 e 29 de junho.

Nos dois dias, a festa inicia às 18h com a fogueira sendo acesa pelos anfitriões. A partir das 19h começa a reza do terço, seguido de procissão e levantamento do mastro. Após a celebração religiosa, o evento será animado por apresentações de quadrilha de crianças e adolescentes dos Projeto Social Curumim Pé de Ouro, Grupo Escoteiros Zumbi dos Palmares, Projeto Atos de um vencedor, além dos membros da própria comunidade.

Em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Quilombo São João Batista recebe o show do grupo Zíngaro no dia 23 e no dia 29 do Trem Bão.

Os interessados em participar da festa precisam enviar o nome completo para o número (67) 981940188, pois a organização irá suprir a alimentação dos convidados.

A festa acontece nos dias 23 e 29 de junho na Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista, localizada na rua Barão de Limeira, 1750, Pioneiros.

História - O ano era 1922, época em que as promessas feitas aos santos ainda reverberavam com a força da crença popular. Foi neste ano que Maria Rosa da Anunciação, uma mulher guerreira e cheia de devoção que vivia em Coxim enfrentou um momento de angústia e aflição. Seu filho caçula, fruto de um nascimento prematuro, lutava pela vida, com poucas esperanças de sobrevivência.

Desesperada, Maria Rosa voltou seus olhos para São João Batista e com suas preces fez uma promessa solene: se o seu filho se recuperasse e vivesse, ela dedicaria uma festa anual em honra ao santo, celebrando sua ancestralidade e a força da promessa cumprida.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias