Vai curtir os blocos de Carnaval? Confira as regras
A folia acontece dos dias 9 a 13 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária de Campo Grande
O Carnaval 2024 acontece entre os dias 9 a 13 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária de Campo Grande. Para garantir diversão segura para todos os públicos, equipes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), GCM (Guarda Civil Metropolitano) e PM (Polícia Militar) estarão concentrados tanto na Esplanada quanto na Praça do Papa, para prestar apoio aos foliões.
De acordo com o comandante metropolitano do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fernando Carminati, serão disponibilizadas para o evento viaturas dos bombeiros e policiais militares para atender quaisquer possíveis intercorrências, além de equipes de sobreaviso para denúncias de locais promovendo festas clandestinas e contra incêndio e pânico.
“As equipes de prevenção e de fiscalização praticamente dobram (para locais que estão fazendo festa sem as autorizações de segurança)”, estima Carminati.
Não será permitido o trânsito de veículos na área em que acontece o Carnaval. Para evitar transtornos aos moradores da região, serão distribuídas pulseiras de identificação para que eles consigam entrar e sair do local.
Ambulantes - Haverá ambulantes, já definidos por meio de edital, vendendo água e comida no interior do evento. Eles estarão concentrados na Avenida Mato Grosso.
Não será permitido entrar com garrafa de vidro e barra de gelo dentro da área do Carnaval. Serão instalados contêineres no entorno do evento, para que os foliões, que desrespeitarem a regra, depositem as garrafas de vidro.
Também haverá fiscalização no entorno, para evitar vendas de ambulantes paralelos e a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Primeiros socorros - Os bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além do ônibus da Cruz Vermelha, estarão com equipes de pronto atendimento para prestar os primeiros socorros aos foliões, em caso de intercorrências.
Terá ponto de atendimento fixo tanto na Esplanada quanto na Praça do Papa. Além disso, vai ter um ambulatório na galeria de vidro, na Esplanada, mesmo local de 2023.
Defensoria pública - O atendimento não será interrompido ou modificado em decorrência do Carnaval. A instituição estará de plantão 24h para atender quem precisar.
O defensor público Mateus Augusto afirma que, para facilitar o acesso do público, será disponibilizado um canal de atendimento através do número 67 99134-9041.
"Nossas bandeiras são: sem injúria racial, sem LGBTfobia, crianças e adolescentes sem acesso à bebida alcoólica e cigarros e sem assédio", finaliza.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.