Com ingredientes da horta da família, irmãs criam sistema de fornadas nutritivas
Combo tem pão e bolo fresquinhos, mas marca investe também em alimentos low carb
Muito por acaso, há dois anos as irmãs Maria Rita, de 34 anos, e Milena, de 32, começaram a produzir pães e bolos nutritivos. A primeira é nutricionista, a mais nova formada em Artes, com curso de Gastronomia e agora as duas tocam a Celavie Natural.
"Nossos pais sempre foram muito da cozinha e nós duas acabamos seguindo carreiras que tem a ver com comida, muito por influência deles", diz Maria. Inclusive, o nome da marca, Celavie, é uma homenagem à mãe das meninas. "Ela sempre foi metida a falar francês e essa frase era uma das mais faladas pela nossa mãe: 'cest la vie', que significa 'é a vida'. Então, achamos que combinava com nossa proposta e remetia à ela", explica a caçula.
A empresa conquistou o mercado de produtos naturais da cidade, passando de uma produção inicial de 30 pães para cerca de quase mil pães low carb, de abóbora, beterraba e de biomassa de banana verde por mês, além de outros produtos como granola doce e salgada, barrinhas de cereal, molho pesto vegano e até biscoitos para o pet e o seu dono comerem juntos.
"Não foi fácil para que essas receitas ficassem saborosas e agregassem uma nutrição por trás da identidade visual. Os nossos pães são todos sem glúten, sem lactose, feitos com matéria primas caras, como o óleo de coco. Nossos bolos são feitos com biomassa e açúcar demerara. Pouco a pouco chegamos no resultado dos produtos atuais e os clientes abraçaram mesmo a marca", completa Maria.
A mais recente iniciativa das irmãs é a produção de “fornadas”, um sistema onde a pessoa encomenda as receitas da semana, divulgadas nas redes sociais, e retira ou recebe em casa o combo com 1 pão e 1 bolo, por R$ 18 reais. "A gente muda um pouco a proposta nessas fornadas já que aí sim produzimos tudo da forma tradicional, sem a preocupação de ser low carb, por exemplo", diz Maria.
Outra inovação da Celavie foi a produção de manteiga ghee, um produto que era relativamente desconhecido no mercado local e que consiste no óleo purificado da manteiga, quando toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. A produção inicial de 20 potes de manteiga ghee evoluiu rapidamente alcançando a marca de 500 unidades por mês. "Na época que começamos a produzir, a gente tinha que explicar quais os benefícios da ghee. Hoje, todo mundo já sabe, então notamos uma mudança no próprio mercado, para melhor".
O mais bacana de todo o processo é que as irmãs conseguiram aproveitar hortas que tinham disponíveis, na chácara de seus pais e no próprio espaço da loja, para agregar ainda mais saúde a maioria dos ingredientes usados nas receitas, já que são colhidos na hora e usados no preparo dos produtos.
“Os ovos usados nas receitas são, em sua maioria, de galinhas caipiras criadas em liberdade na chácara de meus pais. Na horta e no pomar, são colhidas as bananas verdes utilizadas na produção de biomassa e as ervas, como o manjericão, o manjericão toscano e o alecrim, que dão um sabor único e especial aos produtos", diz Milena.
Para saber mais sobre a marca entre em contato pelo telefone (67) 3222-9058 ou 99890-7030.