ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 17º

Faz Bem!

Ministério da Saúde amplia cobertura vacinal de HPV para usuários de PrEp

Os usuários com idades de 15 a 45 anos passam a integrar o público-alvo de imunização

Por Everson Castilho | 03/07/2024 17:35
Ampola de imunizante contra o virus HPV ( Foto: Divulgação / Instituto Butantan)
Ampola de imunizante contra o virus HPV ( Foto: Divulgação / Instituto Butantan)

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (3), em nota técnica, a ampliação da cobertura vacinal do imunizante para HPV (Papilomavírus Humano). Os usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição), normalmente usado como proteção contra o vírus HIV. com idades de 15 a 45 anos, passam a integrar o público-alvo da vacinação no esquema de imunização.

O novo grupo deve receber o esquema vacinal HPV4 (Quadrivalente), eficaz para as cepas 6, 11, 16 e 18 do vírus. O esquema consiste na aplicação de três doses da vacina, com intervalo de dois meses após a primeira aplicação e quatro meses após a segunda.

Após completar o esquema vacinal, os usuários da PrEP não devem ser imunizados novamente. No entanto, pessoas que receberam a primeira dose e não deram continuidade à vacinação devem tomar três doses para garantir a eficácia.

Os interessados devem procurar as unidades de vacinação da rede pública de saúde e apresentar um comprovante de uso do medicamento. Isso inclui formulário de prescrição da profilaxia, receita de prescrição, cartão de seguimento ou o próprio medicamento.

PrEP (Profilaxia Pré-exposição) - A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é uma medida preventiva que envolve a administração de medicamentos antirretrovirais para que o organismo esteja preparado para um eventual contato com o vírus. Essa estratégia foi introduzida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2017.

No Brasil, a PrEP é recomendada para pessoas sexualmente ativas com 15 anos ou mais, que pesem pelo menos 35 quilos e que tenham um risco elevado de infecção pelo HIV.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias