Padaria decide parar de vender cigarros e, ao invés de reclamação, ganha apoio
Um simples anúncio dizendo "Não vendemos mais cigarros" foi suficiente para atrair atenção positiva dos consumidores
Na padaria Trigos de Ouro, no Carandá Bosque, o painel vazio de cigarro agora chama mais atenção. No espaço, a mensagem “Não vendemos mais cigarros” ganhou vários bilhetinhos apoiando a iniciativa.
A gerente da loja, Kátia Ferreira de Sena, explica que os post its foram colocados por vontade dos próprios clientes. “Eles liam a placa indicando, achavam legal, e pediam um papel pra escrever uma mensagem positiva”.
Faz cerca de um ano que o estabelecimento excluiu a venda de cigarros porque não estava mais lucrando com o produto. Os donos da Trigos de Ouro, o casal de empresários Tânia Fidalgo Mazzini e Eduardo Mazzini não fumam, isso também incentivou a retirada dos cigarros como produto.
Mas a padaria não esperava que uma atitude tão simples seria tão bem aceita. “Os fumantes que freqüentam aqui reclamavam no início mas hoje entendem e até brincam que isso vai ajudá-los a parar com o vício”.
As mensagens escritas trazem frases do tipo: “Como cliente fiquei feliz pela iniciativa. Parabéns!”, “100% apoio essa decisão”, “Parabéns, ótima atitude” e “Parabéns por essa decisão, estamos precisando de um mundo mais puro”.
O painel deve ser retirado logo logo. Enquanto isso, a padaria quer manter os recadinhos como forma de incentivo ao não tabagismo. "Nunca fizemos nenhuma campanha nem propaganda. Foi tudo muito orgânico e partiu dos nossos clientes fixos aqui da loja", finaliza a gerente.