Se você já chegou na fase "skin care" da quarentena, veja cuidados aqui
Isolamento tem fases internas que incluem faxina, reforma e até skin care. Veja como cuidar da pele e também de você
Depois da cozinha, principalmente de fazer pão, e pequenas reformas no estilo "faça você mesmo" em casa, a rotina de cuidados com a pele apareceu, o chamado "skin care" é uma das fases que quem está cumprindo a quarentena tem dedicado tempo. Isso explica a quantidade de fotos e stories de gente que agora tem aproveitado para provar novos produtos.
Médica dermatologista, Gabriely Sacht explica os segredos para uma pele saudável, começando pela rotina básica de cuidados. "São necessários três passos: uma boa limpeza, um hidratante adequado ao seu tipo de pele e um filtro solar com fator maior ou igual a 30", diz. A rotina é simples, mas efetiva e está caindo no gosto das pessoas com o nome "skin care".
A dermatologista tem percebido dois tipos de perfis na quarentena. Quem já fazia toda a rotina de cuidados e abriu mão por estar em casa, e quem quer passar este tempo investindo no skin care. "E pode ser um momento gostoso, de relaxamento. Na hora de passar o creme no rosto, você pode massagear, ouvir uma música legal", completa Gabriely.
Lavando o rosto
Frequência - Lavar o rosto muitas vezes ao dia não é recomendado, podendo causar resultado contrário, gerando ressecamento ou mesmo piora da oleosidade. Por isso, a médica explica que o ideal é lavar o rosto duas a três vezes ao dia.
Temperatura - A água muito quente pode deixar a pele desidratada e ressecada, já a água gelada pode causar a constrição dos vasos da região, ou seja, o ideal é uma temperatura natural.
Produtos adequados - Escolha um sabonete específico para a sua pele, de acordo com as características. Mas atenção, evite aplicar o mesmo sabonete no rosto e no corpo.
Na lavagem - Pegue uma quantidade de sabonete equivalente a uma moeda de 5 centavos e aplique no rosto úmido fazendo movimentos circulares, e enxague bem para não deixar nenhum resíduo.
Escolhendo um filtro solar
Muitas vezes o filtro solar é um desafio, pelo hábito de aplicar e reaplicar ou pela dificuldade em encontrar um produto ideal. "Costumo brincar com meus pacientes falando que quem escolhe o filtro solar certo não sou eu e nem a pessoa, mas sim sua própria pele", fala Gabriely.
O uso deve ser no mínimo duas vezes ao dia, mesmo em pandemia, mesmo dentro de casa. "O ideal é usar todos os dias de três a seis vezes", reforça a dermatologista. Para escolher, a médica orienta levar em conta textura, toque do produto na pele, espalhabilidade, cheiro, cor, para os que têm efeito de base, duração e, ao final do dia, observar os efeitos que ele causou na pele.
"Tente achar o protetor solar mais completo, que te agrade na maior parte destes quesitos, isso vai te dar um passo à frente na criação do hábito de usar o filtro solar de forma correta", comenta.
O que é FPS - O Fator de Proteção Solar é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir vermelhidão na pele. "Quanto maior o número, maior o tempo que o filtro protege a pele", explica. Um exemplo: com um filtro solar de FPS 30, aplicado na quantidade certa a cada 2 horas, se tem 96% de proteção solar.
Como usar - A médica explica que estamos expostos aos raios solares mesmo em dias nublados e chuvosos, incluindo ambientes fechados que possuem janelas. "Considerando isso, devemos passar o filtro solar logo que acordamos e reaplicar de 4 em 4 horas durante o dia para quem fica em lugares fechados, e de 2 em 2 horas para quem está ao ar livre". No entanto, a médica alerta que o intervalo pode ser menor no caso de suor piscina, banho ou mar.
Quantidade - Para exemplificar melhor, a dermatologista usa colher de chá. Para o rosto, e pescoço, o recomendável é usar uma colher de chá; e duas para o tronco e colo.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.