Seminário debate acesso à política de saúde da pessoa trans em MS
Seminário será realizado nesta quinta-feira (28) e a participação é gratuita; veja como fazer inscrição
Para debater a política de saúde integral da pessoa trans no Mato Grosso do Sul, seminário será realizado nesta quinta-feira (28) e a participação é gratuita.
O seminário com tema “Saúde Integral e Processo Transexualizador: Política Nacional da Atenção Especializada à Saúde” será no auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão da UFMS, às 08h.
O seminário se destaca em um momento que muitas pessoas ainda desconhecem o programa ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que disponibiliza atendimento médico, psicológico e social para pessoas transgênero.
“O seminário foi pensando para colocar em pauta algumas situações enfrentadas pela população trans, como por exemplo, a dificuldade à informação sobre como acessar o ambulatório transexualizador; quais os serviços disponíveis ali, e principalmente a empatia dos profissionais da saúde para as essas pessoas, que lidam diariamente com o preconceito e a discriminação. E o nosso papel enquanto Estado é fazer com que esses serviços cheguem para quem precisa, trabalhando a transversalidade”, explica o Subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+, Vagner Campos.
A abertura do evento será com a diretoria do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Flávia do Bonsucesso Teixeira, que abordará a Política Nacional de Equidade na Atenção Especializada à Saúde, voltada para o Ambulatório trans.
Na sequência as perspectivas e realidade o ambulatório Trans, pelo olhar da Associação das Travesti e Transexuais do Mato Grosso do Sul, com a palestra da presidente da associação Mikaella Lima e encerrando o debate Marco Aurélio de Almeida Soares, fala sobre as barreiras em associar terapia antirretroviral a hormônio terapia.
O evento é realizado pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ e em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde)
Clique aqui para realizar a inscrição.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.