ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Braúlio serve arroz no abacaxi para mostrar o potencial do ingrediente

Com os pratos multiculturais, o chefe quer provar para as pessoas que o grão tem valor e é cheio de 'saberes'

Jéssica Fernandes | 11/09/2022 07:20


Braúlio levou pratos da 'Embaixada do Arroz' para feira no mês passado. (Foto: Arquivo/ Paulo Francis)
Braúlio levou pratos da 'Embaixada do Arroz' para feira no mês passado. (Foto: Arquivo/ Paulo Francis)

Braúlio Antonio Calvoso é o chefe de cozinha que explora todas as potencialidades do arroz. O cereal, que é o terceiro mais cultivado ao redor do mundo, nas mãos dele se transforma em pratos multiculturais e cheios de ‘saberes’ e ‘sabores’.

O interesse dele pelo grão surgiu durante o período no qual viveu em dois países diferentes do continente asiatico. Ele conta que nesses locais teve a oportunidade de descobrir a potencialidade do arroz.

“Eu morei um ano no Japão e dois anos na China. Lá eu percebi que esse grão é utilizado de maneiras e com saberes diferentes. Geralmente ele é desprezado, mas tem um valor muito maior do que a gente pode imaginar. Ele pode ser um agregador de culturas, sabores e texturas diferentes”, destaca.

Yakimeshi com tomate seco, azeite e com conserva japonesa. (Foto: Paulo Francis)
Yakimeshi com tomate seco, azeite e com conserva japonesa. (Foto: Paulo Francis)

Desde 2014, Bráulio desenvolve o projeto ‘Embaixada do Arroz’. A ideia começou na mesma época que o chefe vivia na China e cozinhava para pessoas de diferentes culturas. A escolha do nome, segundo ele, foi para trazer visibilidade ao Brasil.

“Onde eu morava sempre fazia eventos e cozinhei com gente de todos os continentes do mundo. Queria dar um nome que fosse representativo, mas que chamasse a atenção”, afirma.

A proposta dele, por meio da Embaixada do Arroz, é mostrar ao público as formas como esse ingrediente pode ser inserido na alimentação. “Eu pretendo demonstrar que é possível você comer muito bem usando esse grão que é simples, mas que agrega culturas e saberes”, ressalta.

Arroz tailandês sem proteína animal é servido no abacaxi. (Foto: Paulo Francis)
Arroz tailandês sem proteína animal é servido no abacaxi. (Foto: Paulo Francis)

De arroz tailandês a campeiro - O cardápio multicultural do chefe conta com mais de 30 refeições, sendo algumas vegetarianas. A experiência e conhecimendo de Braúlio com o grão é demonstrada nos seguintes pratos feitos por ele:

Arroz tailandês com ervilhas, cenouras e castanhas que é servido no abacaxi; arroz à piamontese com creme de queijo canastra, gran mestre argentino; arroz campeiro com linguiça vegana, fios de couve e ervas frescas; além do arroz mjadra libanês com cebola gratinada e lentilhas.

No mês passado, ele relata que teve a oportunidade de mostrar o trabalho na  Feira do Bosque da Paz. "Eu fiz uma conserva japonesa tão suave que até criança comia. É um prato mais nutritivo que um sanduíche e mais sofisticado do que você pode encontrar num restaurante”, comenta.

Neste mês, Braúlio volta a participar da Feira do Bosque da Paz no dia 18. O evento acontece das 16h às 14h na Rua Kame Takaiassu, 500, no Carandá Bosque.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias