Comuns no Japão e Estados Unidos, doces parecem até decoração
Opções de doceria para o fim de ano são receitas que estiveram presentes na memória afetiva das proprietárias
Unindo ingredientes presentes na culinária brasileira à referências e memórias afetivas ligadas ao Japão e Estados Unidos, doces natalinos parecem até decoração de tão estéticos. E, mais do que o cardápio ser apenas algo profissional, é resultado do carinho de uma jornalista e uma arquiteta se aventurando pela confeitaria.
Acostumadas a estar na cozinha desde pequenas, as primas Dayane Sanches de Sousa Germano e Maynara Sayuri de Souza Oda decidiram se unir para abrir a própria doceria. Usando dos próprios gostos e muito estudo, as duas vêm adaptando receitas que fazem parte de suas histórias e no período natalino não poderia ser diferente.
Entre as seis opções de encomendas para dezembro, metade entra ainda mais na categoria dos doces com bagagem pessoal e também foram pensadas para agradar tanto os olhos quanto o paladar. Explicando sobre cada receita, Dayane detalha que a Torta da Mamãe Noel é uma das mais brasileiras.
“As castanhas são muito presentes por aqui e é um abraço para quem gosta de caramelo, ficou deliciosa e também linda”, explica. Já a Charlotte Natalina e Doce Guirlanda foram inspiradas em tradições de outros países.
Durante o período em que Maynara viveu no Japão, não faltava Charlotte e sua relação com o doce permaneceu especial mesmo retornando ao Brasil. “Ela era uma sobremesa muito comum para a minha prima enquanto ela morava lá, não faltava. Lá eles acrescentam outras frutas da estação como pêssego, kiwi e manga, mas aqui adaptamos com o morango”, conta Dayane sobre a adaptação.
Já a Doce Guirlanda foi uma inspiração de gosto extremamente pessoal de Dayane, como ela conta. “A Redvelvet é minha torta favorita. Nós passamos semanas testando receitas porque não temos todos os ingredientes aqui no Brasil, já que é uma receita norte-americana. Então fomos adaptando para nossa realidade até chegar ao sabor que pensamos”.
Além dessas opções, a doceria Le’Lena também inseriu tartalettes de morango, banoffe, caramelo com chocolate e de castanhas no menu. Ainda na lista de Natal há bolo em fatias de limão, coco, cenoura, chocolate com laranja e Carol de morango, banana, mocca e carolina.
Por ser um projeto muito sonhado, Dayane narra que a ideia é seguir com novos cardápios após o Natal e, um dia, abrir espaço físico para os clientes. Enquanto isso não acontece, as encomendas continuam sendo aceitas.
Especificamente para o Natal, o menu segue disponível até o dia 20 de dezembro, sendo que detalhes sobre entrega devem ser verificados com a doceria.
Animada com a retomada do projeto, ela completa que cada ingrediente é escolhido com toda atenção e os resultados surgem após muito tempo de testes. “Todas as receitas são de coisas que a gente ama comer e testamos com muito carinho cada uma delas”.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Dayane e Maynara, o perfil do Instagram é @lelenadoceria.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: