Da infância às receitas de hoje, o que fazer na cozinha com as crianças?
Cada vez mais lugar de criança é na cozinha. A frase é do chef Paulo Machado. Um dos especialistas que o Lado B convidou para ensinar uma receita e também voltar a ser criança. Neste dia 12 de outubro, a gente quer que você brinque na cozinha e para isso, recorreu a ajuda dos chefs Paulo, o francês Jean Charles e Miriam Arazini. Do caribéu ao hambúrguer e até sobremesa de cupcake de morango, prepare os ingredientes e vamos para a fogão!
Caribéu com arroz, Paulo e a doce infância na cozinha - O pequenininho aí da foto, aos 2 aninhos, ao lado da irmã, Mareu, é o chef Paulo Machado, que sempre teve curiosidade na cozinha. "O que me motivava era, sem dúvida, a gula e o sentimento de querer saber mais", brinca. Estimulado pelo avô, o pesquisador Paulo Coelho Machado, era ver um prato que ele já queria tentar fazer a réplica em casa.
Na memória do paladar, entre as receitas que fazia junto da mãe estão: suspiro, bolo de cenoura, estrogonofe de carne e torta de maçã. E na casa da tia Tuca, era ele quem fazia os molhos de salada desde que aprendeu com ela. Mas a melhor lembrança é a que une comida e arte e acontecia debaixo da mesa.
"No Natal, ajudava minhas avós com as marinadas do peru e leitão. Enfim, só saía da cozinha para ir brincar com os primos embaixo da mesa. Na hora que os adultos almoçavam gostávamos de brincar de desamarrar o sapato dos convidados na casa da Zizi, minha avó), bons tempos que não voltam mais", recorda.
E tendo as lembranças como melhor ingrediente, o que fazer na cozinha com as crianças e para elas? "Cada vez mais lugar de criança é na cozinha. Aprender a cozinhar estimula a criatividade e a percepção das coisas. Um fermento que faz crescer o pão. Uma farinha que espessa um molho ou um pirão. Os ingredientes que fazem o pudim ou uma chipa. A carga cultural de um alimento como o acarajé ou a origem do pastel. Tudo isso é muito curioso e está no universo da gastronomia", ensina Paulo.
O chef de cozinha que também é tio, ensina aos sobrinhos desde pequenos, as delícias de se brincar com a transformação de ingredientes e grandes pratos. Com Joaquim e Bibi, de 4 anos, a lição é fazer bolos e massas. "É lúdico, feito brincar de massinha. Para as mais novinhas, Alice, Nina e Bella aí o negócio é estimular com brinquedos como panelinhas, colheres e comidinhas de mentira. Elas ficam loucas, fingem estar cozinhando. É uma graça!", descreve.
Para este dia 12, ele escolheu caribéu. "Vamos começar por algo leve, simples e que tem uma carga cultural ligada a nossa gente. Por que não? Faça o caribéu. Um delicioso e nutritivo guisadinho que leva carne de sol e mandioca, e que vai super bem acompanhado de arroz branco ou farofa de sua preferência", explica.
Receita
Caribéu
Rendimento 4 porções
Ingredientes:
500 gr. de Carne de Sol “lampinada” (cortada em pedaços pequenos)
2 cebolas picadas
400 gr. de mandioca descascada e cortada em pedaços pequenos
Azeite de oliva a gosto
2 Tomates sem sementes picados
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em cubos pequenos
½ maço de salsinha e coentro picados
Água para cozinhar
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Como fazer:
Numa panela refogue as cebolas picadas em azeite de oliva e acrescente a carne, deixando doura-la bem. Acrescente os pimentões, refogue um pouco mais e em seguida acrescente a mandioca e cubra com água.
Quando a mandioca estiver quase macia acrescente os tomates picados, salsinha e coentro, e cozinhe até a mandioca e a carne estarem cozidas, macias ao toque do garfo, e o molho estiver reduzido um pouco e mais espesso por conta do amido da mandioca.
Sirva o prato com arroz branco ou num bowl como prato único de guisadinho (ensopado).
Hambúrguer e o francês que aprendeu a cozinhar como ajudante da mãe - Jean Charles Quesnelle é um francês que está há 24 anos no Brasil e desde 2005 em Campo Grande. Da infância, lembra da mãe - uma grande cozinheira - e de casa, onde todos tinham realmente o prazer de se sentar à mesa.
"Adorava passar tempo com ela na cozinha e ela me deixava algumas tarefas para executar como: descascar, separar ingredientes, misturar, passar do tempo, desossar, flambar, cozinhar... Eu era o verdadeiro ajudante", brinca.
Ainda menino, o Jean Charles de 5 ou 6 anos de idade adorava preparar um purê de batata com juliene de presunto e queijo gruyere ralado. "Era meu banquete", se gabava à época. "Todo esse tempo passado naquela cozinha me marcou com momentos muitos prazerosos, aromas e sabores de infâncias que ficarão marcados", resume.
E para o dia 12, a receita dele é: Hambúrguer. "Que criança que não gosta? Junta toda a família... A mãe ajuda a preparar o pão, mexe com massa, é muito gostoso. O pai ainda pode assar o hamburguer na churrasqueira e cada um tem a brincadeira de montar o seu sanduíche a seu gosto", descreve Jean.
Receita
Hamburguer
Rendimento de 10 a 12 unidades
Ingredientes
Pão de hambúrguer (10 a 12 pães)
Farinha de trigo 1kg
Açúcar 100g
Sal 15g.
Fermento biológico 30g
Margarina 100g
Água morna ½ litro aproximadamente
Ovo 1
Colheres de gergelim 3 (opcional)
Modo de preparo
Pão - Misturar todos os ingredientes secos em uma mesa à margarina e incorporar água aos poucos. Trabalhar a massa até obter uma massa lisa e deixar de grudar nas mãos. Depois, deixar descansar por 30 minutos, para então dividir e formatar os pães e deixá-los crescerem em uma assadeira. Pincelar com o ovo, salpicar o gergelim e levar o forno a 180ºC.
Hambúrguer - Ponta de costela moída na hora (2kg), sal a gosto e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo
Pedir para seu açougueiro moer 2 kg de ponta de costela e formatada como hambúrguer, mas sem compactá-los demais. Temperar com sal e pimenta ambos os lados. Assá-los na churrasqueira ou em uma chapa bem quente sem mexer (mais ou menos 3 minutos de cada lago) e quando virar, colocar a fatia de queijo. Aí é só servir e montar seu sanduíche se divertindo.
Acompanhamentos
Queijo fatiado do seu gosto (cheddar, mussarela, prato...) 10 fatias
Anéis de cebola roxa 4 unidades
Pepinos em conservas 10 unidades (picles)
Fatias de tomate 20 fatias
Bacon fatiado assado
Batata chips
Mostarda
Ketchup
Maionese
Cupcake de morango e a "mágica" da cozinha que encantou a menina - A chef de cozinha Miriam Arazini sempre gostou foi de fazer bolos com a mãe. Adorava a “mágica” de assistir ovos, leite, açúcar e farinha se transformando em uma massa deliciosa e fofinha, tão diferente dos ingredientes que a originaram.
Outra lembrança forte que ficou foi a de brincar de “comidinha” com primos e tios, nas ruas sem asfalto lá de Paranaíba ou na fazenda. "Nós montávamos na própria terra, com tijolos e gravetos, um mini fogão à lenha, pegávamos as menores panelas disponíveis e imitávamos o almoço dos adultos, numa escala menor. Quando o almoço já tinha acabado, bastava juntar terra a água para termos um “delicioso” bolo de lama". A lembrança vem com risos de menina.
Sobre os laços e essas lembranças que se fortalecem na cozinha, Miriam explica que a própria comida em si cria uma forte marca afetiva em todos nós. "Quem não se lembra com carinho da comida da vovó ou da mamãe? Muitas vezes, basta sentir um leve aroma que estava guardado no fundo do coração para ser transportado no tempo, direto para um almoço ou jantar específico", exemplifica.
E então, o que fazer na cozinha hoje? "Se o objetivo é se divertirem juntos na cozinha, a primeira dica que eu dou é perguntar à criança o que ela gostaria de fazer. Na grande maioria das vezes, é possível fazer exatamente o que elas escolheram", ensina Miriam.
E para a gente, a chef preparou uma de suas receitas preferidas de fazer com os pequenos, que é fácil, leva fruta e ainda reforça - através das medidas em xícaras e colheres - as continhas de Matemática.
Receita
Cupcake de Morango
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de óleo
Gotas de essência de baunilha ou raspas de 1 laranja
1 xícara (chá) de morango picado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture os 3 primeiros ingredientes. Acrescente o ovo, leite, óleo e baunilha e mexa novamente, até ficar homogêneo. Adicione o morango e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Encha dois terços de cada forminha de cupcake com a massa e leve para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 12 minutos ou até que, enfiando-se um palito no centro de cada bolinho, este saia seco. Depois basta usar chantilly e a criatividade para decorar cada cupcake e se deliciar!!!