De “queijo” até cinnamon roll, feira prova que vegano come muito bem
Feira com produtos veganos é realizada pelo curso de Nutrição da Unigran e mostra alimentos super saborosos
Enquanto muita gente ainda acredita que veganos passam vontade por falta de opções, feira mostra que quem não consome itens de origem animal encontra desde “queijo” em conserva até cinnamon roll em Campo Grande. Realizada pelo curso de Nutrição da Unigran Capital, a feira é aberta ao público e continua nesta sexta-feira (4) pela noite.
Seja no ramo de cosméticos ou alimentício, há desde empreendedores totalmente veganos até aqueles que decidiram incorporar os produtos em seus cardápios. Exemplificando, na feira do centro universitário foram reunidos um empório que trabalha com opções gerais e também um que é apenas vegano.
Focado em produtos gerais, o empório Viver do Bem levou desde iogurtes até “carnes” feitas de plantas. Já especializado apenas em itens veganos, o Veg On incorporou produtos mais difíceis de encontrar em Campo Grande, como a gelatina, que tradicionalmente é de origem animal.
Com itens artesanais, Joyce Lucas Vale da Silva produz pães e doces, todos veganos. Para a feira, ela investiu em cinnamon roll, cookies, brownies, pavês e focaccia.
No mercado há mais de um ano, Joyce detalha que já era vegana antes de começar a produção e que no início vendia apenas para conhecidos. “Comecei com pães de longa fermentação e depois as pessoas começaram a pedir outras coisas, aí passei a vender para mais gente”.
Também com itens artesanais, Marianna Coelho da Cru Sem Disfarces está presente na feira com queijos vegetais de sabores e texturas variadas, além de brownies, cookies, donuts, trufas e molhos.
Entre produtos industrializados, a feira possui empresas com cremes hidratantes, florais, água termal e outros itens cosméticos. Além disso, quem for até o local encontra café, chocolates, sorvetes, "churrasquinho" congelado e cogumelos.
Coordenadora do curso de Nutrição da Unigran, Jennifer Michelline de Oliveira Custódio conta que essa é a primeira experiência do centro universitário com a feira. Inicialmente, a ideia era apenas promover um curso focado em alimentos de origem vegetal, mas outras alternativas começaram a aparecer.
Devido a uma nova resolução sobre a atuação dos nutricionistas para atuação com o vegetarianismo, a professora explica que algumas medidas vêm sendo incorporadas para os estudantes. Entre elas, o contato com o público vegetariano e vegano, além de empresas do ramo.
“O intuito da feira é atender a alguns objetivos, sendo que o primeiro é fomentar a agricultura familiar. Isso está dentro dos 17 objetivos da ONU, agricultura, sustentabilidade e fome zero. O segundo ponto é trazer essa troca de experiências para os nossos alunos de Nutrição porque já saiu uma nova resolução nesse ano sobre a atuação de nutricionistas para o vegetarianismo. E também temos como objetivo trazer para a comunidade interna e externa conhecer empresas que trabalham nesse ramo”, diz Jennifer.
A feira segue ainda hoje, das 18h30min às 22h na Unigran, localizada na R. Abrão Júlio Rahe, 325. Devido aos objetivos da feira, o centro universitário está arrecadando 1 quilo de alimento não perecível que será encaminhado para o Mesa Brasil.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).