ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 34º

Sabor

Desafio em MS vai revelar os melhores pratos de merendeiras

24 selecionados disputam a grande final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras.

Por Thailla Torres | 26/10/2023 10:33
Etapa estadual da competição será realizada na próxima terça-feira (31)
Etapa estadual da competição será realizada na próxima terça-feira (31)

Para destacar a importância da merenda escolar no desenvolvimento das crianças, de julho a outubro deste ano, profissionais de cozinha atuantes nas Redes Municipais de Ensino, colocaram a mão na massa e apresentaram receitas nutritivas e saborosas para um time de jurados. Em 24 municípios de Mato Grosso do Sul, foram escolhidos os melhores pratos elaborados e que agora disputam a grande final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras.

A etapa estadual da competição, que será realizada na próxima terça-feira (31), em Campo Grande, é organizada pelo Sebrae MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. Esta fase da disputa acontece pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, quando os participantes serão divididos em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras.

Na mesma data, no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação quando serão reconhecidos os três melhores pratos, sendo classificados em 1º, 2º e 3º lugar. O evento será no Gran Murano Buffet e transmitido, ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link: FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

Mais do que valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras, o intuito do desafio foi promover a qualificação profissional e incentivar o uso de produtos da agricultura familiar nas receitas preparadas.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae, Sandra Amarilha, a instituição visa fortalecer a agricultura familiar e apoiar o empreendedorismo no campo, pois quanto mais alimentos saudáveis forem incluídos nas receitas, maior é a quantidade de itens que a prefeitura pode adquirir dos pequenos produtores por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“São vários papéis que merecem nosso reconhecimento e o Desafio das Merendeiras tem esse propósito. Valorizar o trabalho que é feito nas escolas, pelas merendeiras e nutricionistas, o empenho dos produtores da agricultura familiar, e a atuação do poder público em fornecer alimentos de qualidade para os estudantes”, destacou Sandra.

Sobre a etapa estadual

Para a criação dos pratos, não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, foi preciso utilizar a carne bovina, suína, de frango ou de peixe como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital.

Na final, os pratos serão avaliados por uma banca de jurados composto por cinco profissionais convidadas como Lidiane Barbosa, chefe de Blumenau (SC), especialista em gastronomia funcional e desenvolvimento de novos produtos. Ela também é presidente da ONG que executa o projeto social “Crescer e Semear” voltado para levar informação para merendeiras, crianças e pais em escolas públicas de todo país.

Também compõem a comissão avaliadora a coordenadora e nutricionista da Alimentação Escolar da Secretaria do Estado de Educação (SED) e três profissionais que atuam no Senac MS: Roberta Francis Avalos, gerente de Turismo e Gastronomia; Vera Krabbe, docente de Turismo e Gastronomia e Melina Ribeiro Fernandes, nutricionista e docente de Turismo e Gastronomia.

Os profissionais que prepararem as três melhores receitas receberão troféus e premiações. Para o 1º lugar, o prêmio será uma smart TV de 55 polegadas; para o segundo lugar será smart TV de 43 polegadas; e o terceiro lugar será premiado com um celular Android 5G. As três merendeiras vencedoras e as nutricionistas de cada município também ganharão uma missão-técnica para Bonito, quando participarão de um curso gastronômico voltado para massas artesanais.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias