ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Sabor

Em evento de agronegócio, festival gastronômico é parada obrigatória

Carreteiro do Helinho é destaque na Pantanal Meat Festival, realizado até este sábado

Natália Oliveira e Mylena Fraiha | 23/06/2023 17:25
Hélio ganhou coração dos campo-grandenses com comidas pantaneiras (Henrique Kawaminami).
Hélio ganhou coração dos campo-grandenses com comidas pantaneiras (Henrique Kawaminami).

A terceira edição do Interagro, principal evento voltado ao agronegócio de Mato Grosso do Sul, começou nesta quinta-feira (22) e tem envolvido, além do público interessado no setor, os amantes dos pratos pantaneiros, famosas comidas de comitivas.

O Pantanal Meat Festival, realizado pela ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), acontece, assim como a Interagro, até este sábado (24). A festividade traz sabores únicos do bioma e nomes de chefes importantes na gastronomia pantaneira. O evento acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. Confira a programação completa aqui.

Hélio Martins Lopes, de 63 anos, é um dos nomes de peso do evento e ganhou o coração dos campo-grandenses há 18 anos com as comidas típicas do Pantanal. Ao Campo Grande News ele explicou que esta é a primeira vez que participa e que está feliz em mostrar os pratos que o fizeram conhecido na cidade.

“Estou achando muito bom, as comidas foram muito elogiadas. Quem vem são pessoas que conhecem de comida pantaneira, é um evento voltado para isso. Hoje, teve umas 700 pessoas nos estandes, amanhã acho que vai ter mais, por ser sábado”, disse.

Sobre o cardápio, arroz com linguiça e macarrão com carne seca foram os pratos desta sexta-feira, já amanhã, será a vez do famoso arroz carreteiro e macarrão com linguiça orgânica.

Preparação do macarrão pantaneiro, com carne seca (Foto: Henrique Kawaminami).
Preparação do macarrão pantaneiro, com carne seca (Foto: Henrique Kawaminami).

Conhecido como Helinho, o chefe diz que participava de comitivas no Pantanal e trouxe para Campo Grande o macarrão pantaneiro. “Aqui é comida típica regionais, esse macarrão pantaneiro quem trouxe para Campo Grande fui eu. A gente fazia lá, vim pra Capital e lancei essas comidas de fazenda”.

Com o restaurante, gerenciado por Hélio, o homem de fala simples formou os dois filhos, um veterinário e uma estudante de gastronomia, que hoje ajudam o pai no restaurante. “Graças a Deus deu certo, hoje o reconhecimento é grande. Eu me sinto muito feliz, tenho uma clientela muito boa, onde eu vou tem gente, não estou dando conta de atender os eventos. Eu sou sozinho, só tenho minha filha que me ajuda no restaurante, que mexe na área de salada”.

No estabelecimento, os carros-chefe são o arroz carreteiro e o macarrão com carne seca. Mas vaca atolada, feijão tropeiro, arroz com porco, galinhada e guisado de mandioca são pratos requisitados.

Quem passava no Interagro parou para conferir o estande do Hélio. Gabrielly Ribeiro, de 19 anos, disse à reportagem que nunca provou os pratos típicos do Pantanal, mas que acredita ser uma boa experiência: “Achei interessante, pois nunca provei antes”. Rafael Pedroso, de 27, também compartilha da opinião. “Ainda não tive a chance de experimentar, mas estou ansioso para comer, estou com expectativas e muita fome”.

Rafael Pedroso aproveitou para provar os pratos regionais nesta sexta-feira (Foto: (Henrique Kawaminami).
Rafael Pedroso aproveitou para provar os pratos regionais nesta sexta-feira (Foto: (Henrique Kawaminami).

Bianca Pereira, estudante de 18 anos, comemorou a degustação de comidas ser gratuita. “Eu ouvi em algum lugar sobre o Helinho e seu trabalho em comitiva. Estou achando ótimo ele estar aqui na Interagro, para poder mostrar às pessoas a nossa culinária”.

Eduardo Cruzetta, produtor rural no Pantanal e presidente da ABPO, acrescentou que chamou Helinho por ser especialista na cozinha pantaneira.

”Ele era cozinheiro de comitiva e traz consigo todo o conhecimento e autenticidade da região do Pantanal. No almoço de amanhã, ele estará novamente presente, contratado pela ABPO para apresentar nossos pratos pantaneiros. Hoje, teremos um churrasco com carne suína à noite e amanhã à noite, um jantar, com pratos à base de carne suína, que também é de alta qualidade e valor”.

Eduardo Cruzetta revelou estar satisfeito com a procura pelos pratos típicos (Foto: Henrique Kawaminami).
Eduardo Cruzetta revelou estar satisfeito com a procura pelos pratos típicos (Foto: Henrique Kawaminami).

Conforme o presidente da associação, a carne é o principal ingrediente da alimentação tradicional dos pantaneiros, estando presente em quase todos os pratos servidos na comunidade.

“Essa carne que estamos apresentando aqui é a carne orgânica do Pantanal, com origem certificada e um processo de produção cuidadoso. Ela possui o selo de certificação de carne orgânica do Governo Federal. Essa carne tem uma proposta sustentável, sendo parte integrante da carne sustentável do Pantanal. Ela é produzida de acordo com todas as características exigidas, com certificação de toda a fazenda, respeitando as legislações ambientais, sociais, trabalhistas e fiscais”.

Porções feitas por Hélio no Pantanal Meat Festival desta sexta-feira (Foto:Henrique Kawaminami).
Porções feitas por Hélio no Pantanal Meat Festival desta sexta-feira (Foto:Henrique Kawaminami).

Interagro - O evento é uma vitrine para o setor agropecuário, trazendo debates, mais de 20 palestras sobre temas relativos à sustentabilidade da produção, além de cursos e apresentação de novas tendências e tecnologias do agronegócio mundial.

Entre os nomes que participam do evento está o comentarista político Caio Coppolla, que vai falar sobre a influência da agropecuária no desenvolvimento do país; a socióloga e produtora rural Teresa Vendramini, que vai trazer um panorama atual do agronegócio brasileiro; o diretor da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, Bruno Lucchi, que vai falar sobre o Plano Safra 2023/2024; e o produtor rural e deputado federal Pedro Lupion, que vai falar da importância do Poder Legislativo para o avanço do agronegócio.

Haverá, ainda, atrações culturais para toda a família: Espaço Fazendinha, Arena de Drones e o Festival Comida de Comitiva. O acesso a essas atrações é aberto a todo o público e é totalmente gratuito.

Nos siga no Google Notícias