Em food truck, chef reinventa galeto na banha de porco com toque refinado
Amigos há 8 anos, Felipe e Manoel fizeram do sonho de abrir um negócio realidade. Juntos reinventaram o jeito de preparar o galeto, refeição típica do sul do País que agora é servida com sabor da banha de porco em um food truck da cidade.
O prato é elaborado pelo chef de cozinha Manoel Tolfo Felix, de 34 anos. Ele é quem faz questão de ir até a mesa explicar o processo de preparação que leva até 12 horas para servir um galeto saboroso e macio aos clientes. Na companhia do amigo Felipe Maluf Carvalho, o prato fica pronto no capricho dentro de 15 minutos. A surpresa é o que o modo de preparação e até a montagem do prato lembram a comida servida em restaurantes.
O galeto é preparado usando como base a técnica confit, um cozimento em baixa pressão na banha de porco de até 5 horas. Antes disso, o frango pequeno, abatido dentro de 45 dias, fica em média seis horas imerso no tempero de ervas e, depois de cozido, tem o sabor da carne realçado. "Esse tipo de cozimento mantém as fibras da carne, além de deixá-la macia e suculenta. A própria banha deixa ela cozida e pronta, depois é feita apenas uma imersão na banha para dourar e o galeto está pronto".
No food truck Galeto Gourmet, o Galeto Confit custa R$ 35,00 e o cliente escolhe dois acompanhamentos. A sugestão do chef é servir o frango com batata doce ao molho de ervas e uma salada especial feita com maçã, batata, castanha e maionese de mostarda.
Outra sugestão é a porção de asinhas de frango, também feitas na banha de porco. Elas são servidas com batata ao murro, preparada com a casca e polenta frita. A porção com 10 unidades custa R$ 25,00.
Ao lado do amigo, Manoel decidiu investir no food truck depois de se apaixonar pela culinária na hora do aperto. Ele conta que sua trajetória como chef começou após o divórcio, quando surgiu a necessidade de aprender a cozinhar.
"Eu era casado e era minha ex-esposa quem cozinhava. Quando separei, fiquei uma semana comendo churrasco porque era única coisa que sabia fazer. Daí em diante comecei a pedir ajuda para meus pais que cozinham muito bem e, com tempo, comecei a preparar pratos para os amigos e para a família", conta.
Ele e Felipe já tinham planos de abrir uma galeteria na cidade, mas a proposta de levar um sabor bem elaborado às ruas chamou mais a atenção. "A gente queria fazer uma comida saborosa, leve e ao mesmo tempo diferente de outros pratos servidos em food truck. A ideia é comer um prato gourmet como se tivesse em um restaurante e com preço acessível", explica Manoel.
O Galeto Gourmet fica no Karandá Vila Gourmet na rua Vitório Zeola. O horário de funcionamento é a partir das 18h30 de quarta-feira a domingo.
Curta o Lado B no Facebook.