Espetaria cheia de natureza é sonho que pai deixou antes de partir
Todo o ambiente, incluindo a vegetação completa, foi criado quase do zero na Antônio Maria Coelho
Foram necessários dois anos de obras para que uma área com pouca vegetação se tornasse um restaurante que abraçasse o verde. Localizado na Rua Antônio Maria Coelho, o espaço foi construído como um jardim repleto de decoração temática.
Composto por quatro ambientes principais, o restaurante possui mesas dispostas na calçada, jardim frontal, varanda coberta e um salão interno. Em todos os espaços, palmeiras e folhagens foram inseridos para levar a ideia de que o jardim permeia toda a construção.
Em funcionamento há quase um ano, os projetos do Vila Jardim começaram a ser executados em outubro de 2019 e enfrentaram várias dificuldades para seguir, incluindo a morte de um dos seus idealizadores. Uma das proprietárias, Alessandra Pereira Salineiro, de 51 anos, conta que o local foi imaginado em conjunto com o pai, Hermes Bocca Salineiro, e os irmãos.
Já em 2020, quando as obras estavam caminhando, Alessandra narra que a pandemia de covid-19 trouxe as maiores dificuldades para seguir. De acordo com a empresária, o pai foi infectado pelo vírus e, em outubro do mesmo ano, faleceu em decorrência da doença.
Na época, a família já havia desenvolvido as ideias, que em grande parte foram imaginadas por Hermes, conforme a filha detalha.
“Nós somos um restaurante familiar e, no fim, a ideia geral de decoração foi mesmo uma criação do meu pai. O jardim, as palmeiras, nós queríamos um ambiente com plantas e vimos aqui a oportunidade de fazer do modo com que imaginamos”, explica.
Inicialmente, o terreno contava apenas com coqueiros e guacos e, a partir deles, novas plantas foram inseridas com o projeto arquitetônico e de paisagismo. Para manter a ideia de que o jardim se espalhasse por todos os cantos, móveis e detalhes em madeira foram incluídos.
Além das mesas e cadeiras, a cobertura dos espaços internos e externos também ficou visível, ampliando a atmosfera em união com as folhagens. Por isso, mesmo em dias chuvosos é possível aproveitar o ambiente.
Sobre a experiência no ramo, Alessandra explica que a família já trabalha com alimentação há mais de 20 anos. Antes do Vila Jardim começar a ser pensado, ela explica que o pai havia tentado se afastar dos negócios, mas sentiu falta do trabalho e decidiu retornar.
“Meu pai e outros dois irmãos já tiveram outros restaurantes, mas haviam vendido e meu pai queria descansar. Como ele trabalhou por muito tempo no ramo, não conseguiu ficar parado e, quando encontramos esse ponto, resolvemos abrir um novo restaurante”, disse.
A princípio, o restaurante seria especializado em pizzas, mas Alessandra conta que a ideia foi reformulada. “Percebemos que o clima de jardim, o ambiente aberto em conjunto com chopp, combinaria com espeto, parrilla e uma variedade maior”.
Hoje, com tudo em funcionamento, a empresária conta que os objetivos visuais e de apresentação dos pratos foram concluídos. “Tem dado muito certo, o ambiente funciona bem e temos uma variedade grande de opções no menu”.
O restaurante funciona entre segunda-feira e sábado, a partir das 18h. Informações mais detalhadas sobre menu e datas específicas podem ser conferidas no perfil do local no Instagram, @vilajardim.cg.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).