Esquina vira pedacinho da Itália com pratos e drinks contemporâneos
No Bairro Jardim dos Estados, restaurante tem arquitetura inspirada em cidade italiana
A esquina da Rua Antônio Maria Coelho com a Rua Paraíba ganhou um restaurante italiano e contemporâneo. Inaugurado oficialmente no dia 5 de junho, o Asti Cucina tem arquitetura inspirada na cidade que dá nome ao estabelecimento. A influência da Itália está presente em cada detalhe, principalmente no menu e na carta de drinks.
No Bairro Jardim dos Estados, o espaço é resultado da parceria entre os sócios do restaurante japonês Imakay e as sócias do Bar Maracutaia. A casa italiana apresenta proposta diferente de ambos os lugares, mas traz a experiência que os empresários adquiriram nos últimos anos.
O restaurante surgiu graças ao desejo que os amigos Daniel Favalli e Isabela Blanco tinham de criar o lugar, que representasse a cultura e gastronomia da Itália em sua face mais moderna e inovadora.
A descendência italiana de Daniel e a interação com o maior polo gastronômico do País, São Paulo, aliado à vivência de Isabela em Asti onde estudou gastronomia contribuíram para a consolidação do projeto. A parceria de Ricardo Merjan, Leonardo Merjan, Ana Maioli e Gabriel Favalli também foram decisivas para a criação do restaurante.
Daniel destaca que os sócios somaram forças movidos pela paixão e interesse de divulgar uma outra Itália ao público. "A paixão pela culinária italiana, eu gostava muito, a Isa também e pelo fato de mostrar um italiano diferente e mais moderno”, destaca.
Apesar da casa italiana ter sido aberta oficialmente em junho, o restaurante recebeu os primeiros clientes em Campo Grande entre os dias 16 de maio a 4 de junho em soft opening. Estratégia utilizada em empreendimentos no exterior, o conceito da ‘pré-abertura’ é trabalhado com uma quantidade reduzida de público e, às vezes, opções no cardápio.
A sócia Isabela Blanco fornece mais detalhes sobre essa primeira etapa, que foi crucial para a inauguração. “Foi um período de treinamento da equipe tanto da equipe, quanto do atendimento. Dava um respaldo para irmos aprendendo ao longo do tempo. Foi a coisa mais importante”, pontua.
No restaurante, o público não precisa esperar pela entrada para começar a vivenciar os ares italianos. Para criar o ambiente que remetesse a paisagem e arquitetura de Asti, os sócios convidaram o Office 134 de São Paulo. O escritório de arquitetura é responsável por desenvolver projetos para negócios do segmento, sendo um deles o sétimo melhor restaurante do mundo: A Casa do Porco.
Das pedras que referenciam os castelos que resistem na região ao bar onde estão as bandeiras medievais usadas nos tempos de guerra, o restaurante homenageia Asti em pequenos e grandes detalhes. O charme do espaço é completado por móveis que dão o toque sofisticado na medida certa.
Cardápio - Para compor os pratos, a casa italiana produz todas as massas, charcutaria, assim como a maioria dos ingredientes utilizados nas receitas. A produção artesanal é um dos cuidados que o restaurante tem para seguir à risca as técnicas e processos que envolvem a gastronomia italiana.
Entre os pratos exclusivos que entregam a proposta autêntica e contemporânea estão o Risoto de frutos do mar com polvo, mexilhão, vôngole, camarão e lula e agnolotti recheado com creme de cogumelos e queijo meia cura, fonduta de Grana Padano e demi glace.
A produção artesanal da charcutaria pode ser conferida através de pratos, como o ‘Selezione Di Antipasti’ que traz mozzarella de búfala, grana padano finalizado com mel trufado, tomates confitados e nozes. A refeição acompanha pão artesanal.
A lasanha à bolonhesa e o espaguete à carbonara não poderiam faltar. Para quem gosta do clássico, a casa serve os pratos seguindo a verdadeira receita, por exemplo, ao invés de bacon é usado o guanciale (bochecha do porco) na carbonara.
Com diversas opções e com direito a sobremesa, o cardápio ainda não foi fechado. Isabela Blanco comenta que o restaurante irá entregar mais receitas.
“O cardápio está enxuto por conta do aprendizado, formação de equipe, treinamento, então a gente vai adicionar muita coisa nova. O tempo todo é essa pegada de trazer novidade e o mais artesanal possível”, afirma.
Os sabores da casa italiana não terminam nos pratos. Para quem aprecia drinks, o restaurante conta com uma carta rica em clássicos e autorais. Alguns dos desenvolvidos pelo estabelecimento são o ‘Caffè al Caramello’, ‘Specchio’, ‘Milano Torino Cioccolato’ e ‘Monte Bianco’. Os vinhos não poderiam faltar e adega tem diversos rótulos, além de espumantes e champagnes.
Por enquanto, a casa trabalha no horário do almoço apenas no sábado. Futuramente, o restaurante deve abrir para almoço de domingo a sexta. "A gente quer abrir todos os dias para almoço. Estamos abrindo novos horários conforme formos evoluindo a equipe", pontua Isabela.
A Asti Cucina está localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 3191, Bairro Jardim dos Estados. O horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 18h às 23h. Sexta, das 18h às 00h e sábado, das 12h às 00h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)
Receba a notícia no momento da publicação. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.