Irmãos abriram 'Favela Rica' para servir o melhor hot dog prensado
No Bairro Aimoré, chefs uniram experiência para montar menu com hambúrgueres e sobremesas
Os irmãos chefs de cozinha Orlando Jorge da Silva, de 50 anos, e Maria da Silva, de 48 anos, uniram o melhor dos dois mundos na ‘Favela Rica’. Há três anos, eles abriram o empreendimento no Bairro Aimoré onde vendem desde lanches ‘sofisticados’ aos mais simples.
Com experiência no ramo de restaurante, eles vieram de Porto Alegre há oito anos para ficarem próximos da mãe que estava doente. Na época, ela acabou não resistindo e eles continuaram em Campo Grande vivendo com o pai.
Como a irmã precisava trabalhar, Orlando conta que deu a ideia de montar algo juntos. “A minha irmã teve que sair do trabalho e ficou 1 ano e meio parada, meu pai melhorou e ela disse que precisava voltar a trabalhar. Eu falei: ‘Vamos abrir uma coisa aqui em casa. Abrimos a Favela Rica com a ideia de ficarmos mais próximos de casa e do meu pai”, explica.
Pensando na praticidade e em uma forma de evitar o desperdício de comida, eles optaram por pratos feitos conforme a demanda do cliente. Os hamburguers, lanches e hot dogs prensados foram os escolhidos para compor o menu da casa.
Um diferencial do prensado, conforme Orlando, é que o pão usado é maior do que o usual. “Quando eu estava montando o cardápio sai pra ter ideias de hot dog e vi que o pão tradicional é pequeno. Ele se torna um lanche grande porque é cheio de ingredientes, mas prensado é pequeno. Eu quis mudar”, afirma.
O cardápio traz três opções de prensado, sendo elas o dog bacon prensado com uma salsicha, maionese, mostarda, catchup, tomate, cheddar, calabresa e bacon; dog frango com maionese, mostarda, catchup, tomate e mussarela e o tradicional com duas salsichas, maionese, mostarda, catchup, tomate e mussarela.
Além do hot dog, Orlando e Maria também preparam hambúrgueres artesanais. A princípio, a opção não fez tanto sucesso entre os clientes e eles decidiram incluir os lanches tradicionais. “No início com o lanche mais sofisticado o pessoal achou caro e agregamos o lanche mais em conta e ele impulsionou a venda do maior. Hoje vende quase igual”, fala.
Somando e adaptando os conhecimentos, os chefs preparam os hambúrgueres de 200 gramas montando no pão de artesanal que acompanha diferentes ingredientes. O ‘Favela Chef’, por exemplo, leva mussarela, ovo, bacon, calabresa, alface crespa, tomate e batata frita, enquanto o barbecue queijo cheddar, barbecue, ovo, alface crespa, tomate e batata frita.
Quem prefere lanche encontra desde o clássico x-salada ao x-egg. Um dos destaques é o ‘X-Ricão’ com pão tradicional, hambúrguer, mussarela, alface crespa, calabresa, bacon, salsicha, ovo e tomate. Para completar tem sobremesa de pudim, panna cotta com geleia de morango, geleia de maracujá, torta de limão, pavê de chocolate e manjar com calda de ameixa.
O nome do estabelecimento reflete a proposta dos irmãos em misturar diferentes conceitos. Orlando dá um exemplo de como funciona a experiência na casa. “Eu gosto muito daquela coisa do rústico e do moderno, imagina uma mesa de palete de carretel, mas essa mesa tem uma almofada legal. Tem uma coisa sofisticada e bagunçada. Se você chegar pra jantar com seu namorado, marido, o seu lanche vai no prato de um jeito e o dele diferente”, destaca.
A Favela Rica está localizada na Rua Águas da Prata, 525, Bairro Aimoré. O horário de funcionamento é das 18h às 23h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).