Jean largou MS para fazer paulistano enlouquecer com chipa e sobá
No estabelecimento, chef serve pratos típicos do Estado que são vistas como iguarias pelos paulistanos
Jean Rodrigo Haddad, de 49 anos, saiu de Campo Grande para servir em São Paulo um dos pratos mais emblemáticos da culinária japonesa. O sobá é o carro-chefe e sucesso do restaurante que desde 2006 atrai turistas, paulistanos e até os sul-mato-grossenses que visitam a cidade.
É na Rua Luís Goes, no Bairro Mirandópolis, que Jean entrega os pratos que fazem parte da refeição de muitas pessoas em Campo Grande e são vistas como verdadeiras iguarias pelos visitantes do restaurante. Ao Lado B, o chef conta o começo da trajetória que levou a produção de refeições que carregam o sabor e a história de Mato Grosso do Sul.
Nascido e criado em Campo Grande, Jean deixou a terra natal aos 18 anos para fazer faculdade. “Me formei, comecei a trabalhar e resolvi montar uma sobaria porque para achar sobá era difícil”, conta.
Apesar da formação em Administração de Empresas, ele comenta que sempre teve afinidade com a gastronomia. “Eu tenho uma facilidade com a cozinha, minha família é libanesa, então a gente sempre estava na cozinha fazendo alguma coisa”, afirma.
Antes de abrir o estabelecimento, que ficava na Rua Áurea, o empresário se dedicou às pesquisas de público na região. “A gente fez um estudo logo no começo, começamos a pesquisar e até pagamos uma agência para saber onde o campo-grandense vai quando vem pra cá”, explica.
No dia 1º de março de 2006, ele abriu as portas do estabelecimento que ficou 17 anos no mesmo endereço. Após a pandemia, Jean fez a mudança para o Bairro Mirandópolis, onde segue atendendo de segunda-feira a domingo.
Mesmo sendo uma cidade marcada pela multiplicidade culinária, o sobá não está inserido no menu de tantos locais. Jean garante que o prato tradicional, que é servido no estilo de Mato Grosso do Sul, é exclusividade do estabelecimento.
Além do tradicional com carne suína, Jean também serve sobá com carne bovina, frango, linguiça toscana, shimeji, vegetariano com mandioca cozida e shitaki. O chef fala sobre o perfil de clientes que procuram pelo carro-chefe do menu.
“Primeiro são pessoas que realmente amam o sobá e não conseguem ficar sem, segundo é o pessoal do bairro porque aqui tem um bairrismo forte e também muitos japoneses que foram para Campo Grande e sabem como é culinária”, afirma.
Para completar, a casa serve chipa, sopa paraguaia, caldo de piranha, costelinha de pacu, arroz carreteiro, cupim ao leite com vinagrete, arroz, farofa e mandioca e pintado ao urucum. “Tem muitas coisinhas simples pra gente que colocamos aqui e virou iguaria”, destaca.
Quem visitar São Paulo e quiser conhecer, a Sobaria Cozinha SulMatoGrossense está localizada na Rua Luis Goes, 1559, Bairro Mirandópolis. O horário de funcionamento é de sexta, sábado e domingo, das 12h às 23h. Segunda a quinta, das 15h às 23h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.