ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Lígia e Egídio se casaram duas vezes só por causa de um lanche

No Jardim Imá, casal comanda hamburgueria que começou em trailer com lanche 'raiz' e sem 'frescurite'

Jéssica Fernandes | 12/05/2023 07:09
Egídio e Lígia administram negócio que começou há seis anos. (Foto: Juliano Almeida)
Egídio e Lígia administram negócio que começou há seis anos. (Foto: Juliano Almeida)

O lanche “raiz” e sem “frescurite” começou a ser vendido num trailer na Rua Rui Barbosa. Lígia Medeiros Sampaio, de 39 anos, e Egídio Sampaio, de 49 anos, trabalhavam a noite toda fazendo a ponta de costela, que era a única opção do menu na época.

O Sampaio’s Burguer começou há seis anos e migrou da Rui Barbosa para a Avenida Júlio de Castilho. O negócio nasceu a partir do desejo que o casal tinha de comer lanches que parecessem com os produzidos no estado em que nasceram.

Além da vontade de comer algo de qualidade, Lígia comenta que o marido também queria empreender. “Meu marido sempre quis abrir uma coisa e a gente queria um lanche bom, porque a gente é do interior de São Paulo e tinha dificuldade de achar. Lanche gourmet a gente achava, mas aquele raiz que o pessoal gosta a gente tinha dificuldade”, afirma.

Local serve porções de batata com bacon e cheddar. (Foto: Juliano Almeida)
Local serve porções de batata com bacon e cheddar. (Foto: Juliano Almeida)

Egídio deixou o trabalho como garçom no restaurante, enquanto Lígia se dividia entre as salas de aula e a chapa do trailer. Sem dinheiro para investir no negócio, o casal foi crescendo aos poucos. “A gente começou assim com uma mão na frente e outra atrás. O nosso caixa era cem reais e só isso. Começou bem devagar, precário, mas o nosso lanche, modéstia parte, sempre foi muito bom”, diz.

Único prato servido na época, a ponta de costela com catupiry, cebola, barbecue, queijo e salada agradou os primeiros clientes. “Não tinha nada além daquele lanche, o pessoal pedia pela primeira vez e ficava apaixonado, era só aquele lanche”, recorda Lígia.

Após meses no trailer, eles fizeram mudança para o Bairro Jardim Imá onde continuam até hoje. O espaço cresceu, assim como o menu que trouxe mais de 30 opções divididas entre lanches ‘gourmet’ e ‘raiz’. A primeira representa os hambúrgueres artesanais e a segunda os ‘podrões’.

Lanche 'raiz' é o favorito dos clientes que frequentem a lanchonete. (Foto: Juliano Almeida)
Lanche 'raiz' é o favorito dos clientes que frequentem a lanchonete. (Foto: Juliano Almeida)

Alguns desses sabores são: Americano gourmet, bacon, cheddar, egg, costela, italianinho, frango cremoso e creamy bacon. Representando os ‘raiz’ tem o bagunça, caipirão, costela, franguinho, coração de frango e alcatra. Quem gosta de cachorro-quente, porções e combos também encontra no cardápio.

Para quem não entende o conceito do lanche sem ‘frescura’, a sócio-proprietária explica que a receita é o básico que funciona. Mesmo com as opções gourmet, ela garante que a turma gosta mesmo é do ‘raiz’.

“É o tal do podrão que o pessoal fala, mas ele é um podrão elitizado, então ele é artesanal, mas não tem aquela frescura. Você não vai achar aquele molho gourmet é o básico muito bem feito. Hoje temos o pão gourmet, mas só agora. Só que 98% das nossas vendas são o raiz”, destaca.

Clientes no salão do estabelecimento localizado no Jardim Imá. (Foto: Juliano Almeida)
Clientes no salão do estabelecimento localizado no Jardim Imá. (Foto: Juliano Almeida)

O que o lanche uniu ninguém separa -  Juntos há 12 anos, Lígia e Egídio são de cidades diferentes do interior de São Paulo, mas ambos se encontraram em Dourados antes de mudarem para a Capital.

Ao contar a história do lanche raiz e os motivos de começar a empresa com o marido, Lígia traz um relato curioso sobre o casamento. Mencionando as dificuldades enfrentadas no início do empreendimento, ela revela que durante o percurso se separou de Egídio.

Como cada um tem sua qualidade, a lanchonete funcionava bem com os dois, mas só foi um sair para a situação mudar. “Ele é ótimo no atendimento, igual o Sampaio para atender não existe, ele ama. Eu não gosto de atender, eu sou do financeiro”, esclarece Lígia.

Após a separação, ela relata que retornou a trabalhar com o sócio que não demorou para voltar a ser esposo. “No meio do caminho a gente se separou, então o financeiro saiu e ficou ele. Eu voltei pra ajudar e ali ficamos trabalhando separados por 1 ano. Voltamos e casamos de novo, sou casada duas vezes no papel com a mesma pessoa”, ri.

O Sampaio's Burguer está localizado na Avenida. Júlio de Castilho, 2401, Jardim Imá. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 18h30 às 23h30.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias