ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Médico mostra lado cozinheiro com nhoque e receitas da família italiana

Paulo e a amiga abriram restaurante que serve ravioli, rondelli, fettuccine e molhos artesanais

Jéssica Fernandes | 25/01/2023 07:28
Nhoque de batatas é um dos pratos servidos pelo restaurante. (Foto: Arquivo pessoal)
Nhoque de batatas é um dos pratos servidos pelo restaurante. (Foto: Arquivo pessoal)

O consultório foi substituído pela cozinha quando Paulo Henrique Tognini, de 65 anos, precisou fazer uma pausa na rotina hospitalar e respirar novos ares. Após atuar na linha de frente do enfrentamento à covid-19, o médico que sempre gostou de cozinhar buscou conforto nas receitas italianas da família.

Preparando lasanha, fettuccine, rondelli e outros pratos, Paulo viu a chance de se reinventar. Há quatro meses, o hobby se tornou negócio e ao lado da sócia e chefe de cozinha Andréa Araújo, o ginecologista criou a Boa Mesa Cozinha Artesanal.

O restaurante, que funciona somente pelo delivery, traz o toque caseiro e familiar em pratos variados, como: rondelli de ricota com azeitonas verdes ao molho branco, ravioli com recheio de carne, nhoque de batatas, capeletti de frango, rondelli de presunto e queijo, lasanha à bolonhesa, fettuccine de espinafre e capeletti de frango.

Lasanha a bolhonesa com fatias de presunto e mussarela. (Foto: Arquivo pessoal)
Lasanha a bolhonesa com fatias de presunto e mussarela. (Foto: Arquivo pessoal)

Paulo explica que as receitas seguem o padrão artesanal e são feitas com ingredientes de qualidade. “Tive a ideia de abrir com uma sócia e estamos no mercado com uma linha de massas, molhos e carnes. Tudo feito artesanalmente, só produtos de boa qualidade. Eu tenho uma ênfase toda especial nessa qualidade de ser super bem produzido, então é um produto bem acabado, fácil de manipular e preparar”, comenta.

O ginecologista relata que a paixão pela gastronomia italiana começou em casa. O que aprendeu desde a infância, ele somou ao negócio que carrega a tradição familiar.

“Como minha família está na região há mais de cem anos, peguei muito do aprendizado italiano com meus parentes mais velhos. Foi justamente esse convívio com o pessoal da família que foi trazendo as receitas, ingredientes usados, então com toda certeza tem o toque familiar”, afirma.

Massas e molhos são produzidos de forma artesanal e sem conservantes. (Foto: Arquivo pessoal)
Massas e molhos são produzidos de forma artesanal e sem conservantes. (Foto: Arquivo pessoal)

Outra coisa herdada da família é o amor pela profissão que exerce há 38 anos. “Como meu pai era médico, estamos na quarta geração, sempre tivemos essa linha profissional. Eu fui o primeiro que enveredei para essa área”, diz.

O ginecologista expõe que precisou fazer uma pausa na carreira, mas que foi algo temporário. “Eu contei 10 médicos que faleceram, fora os amigos, parentes, conhecidos. Tudo isso foi muito ruim, amargo, sofri bastante. Estou retornando agora à atividade médica, mas a empresa está operando normalmente”, fala.

Aos 65 anos, ele enfatiza a alegria que é ter descoberto na cozinha um outro caminho profissional. “Tô muito feliz por ter essa iniciativa e na minha idade a gente se reinventando é outra coisa”, conclui.

O Boa Mesa Comida Saudável funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Aos sábados, das 8h às 14h. O telefone para contato é (67) 9 9882-2226.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias