Nas feiras, família chama atenção com arroz cuiabano feito na chapa
No ano passado, Ezequiel começou a servir o prato que tem de banana da terra a linguicinha defumada
A panela cheia de arroz cuiabano chama atenção para a barraca de Jonathan Ezequiel Moraes de Souza, 43 anos. Com apoio da esposa Marivânia e do filho Emanuell, ele vende o prato que não decepciona no sabor e nem na quantidade de ingredientes.
A profissão de Ezequiel nunca esteve ligada à cozinha, mas desde dezembro ele dedica horas para fazer o arroz que exige paciência e tempo no preparo.
Como sempre gostou de cozinhar e precisava de renda extra, o feirante optou pelo prato típico da cidade onde morava aos oito anos. Apesar de conhecer a receita, Ezequiel nunca tinha visto potencial nela.
Ele comenta que somente no ano passado percebeu que o arroz cuiabano poderia fazer sucesso na cidade. “É uma comida típica e eu nunca tinha visto em feira esse arroz pelo tempo que estamos aqui. Em oito anos nunca vimos e veio na minha cabeça”, diz.
Com o apoio de um conhecido, ele decidiu arriscar e fazer a primeira participação numa das feiras da cidade. “Eu mexia com lava-jato e devido a renda um colega meu que mexe com comida falou: ‘cara trabalha com comida’. Isso aí fez a gente ir pra feira, a primeira que participamos foi da Feira da Bolívia", fala.
A estreia foi de última hora e bastante improvisada após outro evento que iria participar ser cancelado. Com uma panela de arroz pronta para ser servida, Ezequiel foi até a Feira da Bolívia e, posteriormente, começou a participar da Feira Bosque da Paz e Mixturô.
O arroz cuiabano leva arroz, carne moída, linguicinha de frango defumada, banana da terra frita, tomate, cebola e azeitonas. Nas feiras, a família dá o toque pessoal que é finalizar o arroz na chapa e servir com batata palha. A refeição custa R$ 20 e tem opção de R$ 40, que serve para duas pessoas.
Seja pelo nome ou aparência, o arroz cuiabano atrai muitas pessoas para a barraca. “A curiosidade é enorme porque o pessoal nunca viu na chapa, o que desperta é porque ele é na chapa. Muda um pouco o gosto”, destaca.
Além dos eventos, Ezequiel aceita encomendas que podem ser feitas através do Instagram @deliciasdamari_cg
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).