Pastel e coxinha em formato de capivara bombam na internet
A invenção que parece ser coisa de campo-grandense, acredite, é do Paraná e pegou muita gente de surpresa
Algumas ideias parecem a cara do campo-grandense, uma delas é a produção de pastel e coxinha que nesta semana viralizou na internet pelo formato de capivara. O animal não é exclusivo de Mato Grosso do Sul, mas faz o maior sucesso por aqui, a ponto de fazer moradores pararem o trânsito só para fotografar.
No entanto, os dois salgados bombados nas redes sociais não são campo-grandenses, infelizmente! O Capixinha (coxinha) e o Capistel (pastel) são feitos em Curitiba (PR). Marlon Ramos, administrador do perfil Curitibano Mil Graus provou a iguaria e publicou nas redes, que logo foi compartilhada por diversas páginas, inclusive, a maior página de humor campo-grandense, a Passeando em Campo Grande. "Não dá pra comer. Na moral, eu cuido", brincou Junior, administrador da página na Capital.
Nas redes, muitos comentários de gente curiosa pelos salgados. “Nossa, deve ser uma delícia”, “Gente, que massa, quero provar”, “Preciso muito comer uma capivarinha", disseram alguns seguidores.
Os pastéis são desenhados a mão pela chef pasteleira Cristiane Mitsue Yamashiro e produzidos por toda família, que já está na quarta geração de feirantes. Foi criado, inicialmente, para decorar a barraca e chamar atenção dos clientes que passavam pela feira noturna do Água Verde e Lindóia, em Curitiba.
Mas o que era para ser enfeite, bombou na internet e, claro, passou a ser comestível. "Foi quando um cliente tirou foto e postou na página O Brasil que deu certo", comenta Cristiane. Teve até promoção de compre cinco e leve um "Capistel", em seguida, surgiu a "Capixinha" recheada. Mas e o recheio, é carne de capivara? "Não é, não. Apenas o formato da capivarinha, em homenagem a nossa amada cidade de Curitiba".
Em Campo Grande, a seguidora Carmen Angélica, contadora, comenta. "Comia a tal Tortuguita de chocolate e ainda tinha todo um ritual. Rabo, patas, cabeça e depois o corpo. Coxinha de capivara vai passar pelo mesmo", brincou.
Agora diga, acha que o "capistel" ou "capixinha" emplacaria por aqui? Quem fizer, por gentileza, convida o Lado B para contar essa história. Basta enviar mensagem pelo Facebook, e-mail? ladob@news.com.br ou pelo nosso WhastApp (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).